Saída de campo fez parte de disciplinas do curso com
o objetivo de conhecer escola. Foto: Divulgação
Estudantes da terceira fase do curso de graduação em Pedagogia do
Centro de Ciência Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), visitaram no último sábado, 28, a Escola Quilombola Vidal Martins, localizada no bairro Rio Vermelho, no Norte da Ilha, em Florianópolis.
A atividade compreende uma saída de campo com o objetivo de conhecer a unidade, dentro de uma proposta de integração das disciplinas de Educação das Relações Étnico-Raciais, ministrada pela professra Danielle Antunes, de Educação Especial e Educação Inclusiva, da professora Samira Vigano, de Educação, Gênero e Sexualidade, da professora Daniel Kerry e de Libras, da professora Raquel Fröhlich.
O grupo de estudantes foi recebido pelas lideranças quilombolas locais: Jucélia Vidal Martins, Shirlen Vidal de Oliveira e Vitória Vidal Martins. "Fomos recebidas/os com muito carinho e acolhimento por parte das lideranças, a quem deixamos nossos profundos agradecimentos. Foi um dia inesquecível e de muitas partilhas e aprendizagens para todas as pessoas envolvidas", afirma a professora Danielle Antunes.
Sobre as saídas de campo
As saídas de campo são uma estratégia de ensino/aprendizagem que possibilitam a observação direta no próprio ambiente – escolar ou social, em uma perspectiva diferente e complementar ao trabalho realizado em sala de aula. Dentro do curso de Pedagogia, a saída de campo é uma ferramenta que potencializa conteúdos e práticas e permite que o acadêmico desenvolva um olhar “culturalmente situado”.
Nesse sentido, visitas a museus, centros culturais, acervos sobre a cultura material da escola, bibliotecas especializadas, espaços de ciências são possibilidades de ampliar os conhecimentos curriculares necessários para o futuro professor ingressar e permanecer de forma competente no mercado de trabalho.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br