Imagem: Divulgação/CBRRD
De 15 a 17 de outubro, Santa Catarina será a sede da quinta edição do Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres (CBRRD). O Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped) e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fazem parte da organização do evento, que ocorrerá pela primeira vez em Florianópolis.
O congresso será sediado no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Auditório Garapuvu, no campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para ouvintes são gratuitas e podem ser realizadas até a data final do evento pelo
site do CBRRD 2025.
A edição deste ano do evento abordará temas como mudanças climáticas, tecnologias de monitoramento, políticas públicas, educação e interação entre os saberes comunitários e científicos na gestão de riscos. Os debates serão liderados por pesquisadores, técnicos, gestores e outras entidades.
A programação oficial inicial na quarta-feira, 15, com a conferência de abertura ministrada por Armin Braun, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), e Pedro Leal, do Instituto de Pesquisa Ambiental (Ipa-Semil/SP). Além dos palestrantes, outros cerca de 40 convidados dialogam sobre o tema do congresso, incluindo a professora do Departamento de Engenharia Civil da Udesc, Virginia Grace Barros, e o professor do Departamento de Administração Empresarial da universidade, Felipe Gontijo.
A
programação completa pode ser acessada no site do CBRRD 2025.
Sobre o congresso
A Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABP-RRD) propõe o congresso a cada dois anos. A ação busca fortalecer a prevenção, resposta e recuperação em situações de desastre ambiental no Brasil, por meio da troca de ideias entre várias áreas do conhecimento.
O presidente da comissão organizadora do CBRRD 2025 e professor da Udesc, Felipe Gontijo, salienta a importância do evento para a pluralidade dos debates dentro da universidade. “O congresso é uma forma de congregar diferentes visões de um mesmo problema. É de fato um momento de integração entre cursos. Dessa forma, a Udesc se coloca à frente em questões latentes que a sociedade vem enfrentando”, afirma.
Além da Udesc, a UFSC e a ABP-RRD também estão na organização da ação.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
contato@vcbrrd.com.br ou na página do Instagram
@vcbrrd2025.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006