Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/11/2020-17h50

Festa Virtual dos 35 anos da Udesc Ceart acontece no dia 11 de dezembro

O evento será transmitido pelo canal Udesc Ceart no YouTube

Imagem: Elson Jr. / Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vai comemorar seus 35 anos de maneira diferente do planejado: o calendário de celebrações, que começou ainda no ano passado, teve que se transformar num evento virtual devido à pandemia da Covid-19. No dia 11 de dezembro, às 19h, a comunidade acadêmica do Ceart vai se reunir remotamente e a Festa Virtual dos 35 anos será transmitida pelo canal da Udesc Ceart no YouTube.

A professora Cristina Rosa, diretora geral do Ceart, sentiu que a pandemia poderia impedir até mesmo a celebração online: “Como comemorar os 35 anos diante de tanta infelicidade, diante de tantas perdas?”, questiona. A grande festa foi adaptada para que as atividades “não sejam desrespeitosas à essa dor que a comunidade está vivenciando hoje”, esclarece Cristina.

A programação do evento conta com homenagens, vídeos e imagens de algumas apresentações artísticas feitas pelo centro, além de depoimentos dos egressos, contando “como a arte transformou a vida deles, e como eles estão transformando a vida através da arte”, explicou Manoela Sezerino, membro da comissão que está organizando a celebração.

Manoela estende o convite da Festa Virtual dos 35 anos para todas as pessoas: “Aguardem que vai ser bem bonito, uma celebração bem emocionante e que a gente está preparando com bastante carinho”.

Para participar da festa, acesse aqui o canal do Ceart no YouTube.

O início do Ceart

Foi com a obrigatoriedade do ensino de Arte nas escolas, no ano de 1971 que a Udesc foi chamada para atender a uma demanda crescente para a formação de professores na área. Então, já em 1972 começam a ser oferecidos cursos complementares para professores e dois anos depois, 1974, a Udesc realiza o primeiro vestibular para Educação Artística, porém, na época o curso era formado por um núcleo comum para todas as áreas, com duração de três semestres e posteriormente os estudantes cursavam mais três semestres nas habilitações existentes: Música, Artes Plásticas e Desenho.

Nesta época, os cursos eram pagos e funcionavam, primeiramente, no antigo prédio da Faculdade de Educação (Faed), atualmente onde funciona o Museu da Escola Catarinense (MESC) e posteriormente, na Praça Getúlio Vargas, ambos no Centro de Florianópolis.

Em 1985, ocorreu a mudança para o bairro do Itacorubi, época em que o curso de licenciatura Artística utilizava as salas da Udesc Esag e alguns espaços da reitoria, bem como três blocos de madeira: um para a administração e os outros dois destinados a oficinas. Foi nessa época que aconteceu uma grande reforma curricular: ampliou-se a carga horária de três para quatro anos de duração do curso, além do fortalecimento de diversas linguagens.

Foi então, que em 1985, ano em que a a Udesc é reconhecida como Universidade, que há a criação do Centro de Artes da Udesc, o Ceart, no dia 11 de dezembro desse mesmo ano. Nesta mesma época o ensino passa a ser gratuito e são realizados os primeiros concursos públicos para a admissão de docentes para o centro.

Saiba mais da história do Ceart no portal do centro e também na Revista Hall Ceart #4.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350

*Esta notícia foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo Mariana Tomazi, sob supervisão e edição da jornalista Heloíse Guesser.


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h