Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/10/2019-18h00

Laboratório da Udesc oferece avaliação gratuita de equilíbrio para idosos na Capital

Teste dura até 40 minutos e participantes recebem guia de exercícios - Foto: Div.
O Laboratório de Postura e Equilíbrio (Lapeq), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está oferecendo avaliações gratuitas de equilíbrio para pessoas de 60 a 90 anos. Para participar, os interessados não podem ter amputações ou prótese de quadril ou joelho.

As avaliações serão realizadas no Laboratório de Dinamometria da unidade, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Segundo os pesquisadores, o procedimento é feito em apenas um dia e dura de 30 a 40 minutos. Após a análise, os participantes receberão o resultado e um guia de exercícios para manutenção e melhora do equilíbrio, com atividades que podem ser realizadas em casa.  

A pesquisa é desenvolvida pela professora Graziela Morgana Silva Tavares, que é docente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), pós-doutoranda em Fisioterapia na Udesc Cefid e integrante do Lapeq.

O trabalho integra o projeto de pesquisa "Valores normativos do equipamento Neurocon Smart Equitest para população idosa", orientado pelo professor Gilmar Moraes Santos.

Equipamento de alta tecnologia

No laboratório da Udesc Cefid, o equilíbrio dos participantes será avaliado em um equipamento chamado "Neurocon Smart Equitest", com a aplicação do teste de organização sensorial (SOT).

O SOT avalia a habilidade do indivíduo de utilizar diferentes sistemas de controle postural (somatossensorial, vestibular e visual) para se manter em equilíbrio na posição em pé (ortostática) e em condições de "conflito sensorial" (produzidas a partir do movimento da plataforma de força e/ou do entorno visual).

Prevenção

Graziela destaca a importância de pesquisas sobre quedas em idosos, consideradas um dos principais problemas clínicos e de saúde pública pela alta incidência, gravidade das consequências e altos custos assistenciais.  
 
"Cerca de 30% dos idosos do Brasil caem ao menos uma vez ao ano e a maioria dessas quedas, 51%, ocorre em pessoas com mais de 85 anos", afirma a pesquisadora.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail grazielamstavares@gmail.com e pelo telefone (55) 98118-0622.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Teste dura até 40 minutos e participantes recebem guia de exercícios
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h