Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/09/2025-14h23

Mesc Udesc oferece série de eventos culturais no segundo semestre de 2025

Ações gratuitas são destinadas para todos os públicos

Fachada do Museu da Escola Catarinense, no Centro de Florianópolis, na Rua Saldanha Marinho. Foto: Luiz Moraes
Cursos, shows e exposições fazem parte do cronograma de atividades do segundo semestre de 2025 do Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Em conjunto de três parceiros, a Associação de Arte-Educadores do Estado de Santa Catarina (Aaesc), o grupo cultural Virada Antonieta de Barros e a Fanfarra da Ponte, o Mesc planejou ações culturais gratuitas e para toda a comunidade.

A realização dos eventos conta com o apoio de emendas parlamentares destinadas à Udesc. A mais recente, fruto da parceria entre o gabinete do deputado estadual Marquito (Psol) e a coordenação do Mesc, é a emenda 2337/2025. O projeto atua em duas frentes: a formação de professores de arte e a ampliação do acesso à arte, cultura e ecologia em Florianópolis.

Confira os eventos do cronograma:

“Arte e diversidade: múltiplas determinações”: uma série de cursos online pensados para a formação continuada de professores de artes do estado de Santa Catarina. Os eventos serão realizados em parceria com a Aaesc. A iniciativa abrange quatro cursos e foca em temáticas de identidade e representação, envolvendo arte e memória:
  • “O que é identitarismo?” , com o psicanalista e doutor em ética e filosofia política Douglas Barros. Os encontros vão acontecer nas quintas-feiras, de 2 a 30 de outubro, das 18h às 22h;
  • “Corpo, Objeto e Agir: Arte Indígena como Práxis Material”, com o mestre em Memória Social e doutor em Conhecimento e Inclusão Social em Educação Josué Kaingang. Os encontros vão acontecer nas sextas-feiras, de 3 a 24 de outubro, das 18h às 22h;
  • “Conversando sobre artes: imagem, memória e arquivo na representação negra”, com a doutoranda em Artes Visuais e graduada em Pedagogia Valdimere Pereira de Souza. Os encontros vão acontecer nas quartas-feiras, de 8 a 22 de outubro;
  • “Arte e Diversidade: a invenção de processos artísticos e audiovisuais para tempos de urgências”, com o artista, curador, editor e pesquisador Daniel Lima. Os encontros vão acontecer nas quartas-feiras, de 29 de outubro a 19 de novembro.
Os cursos serão online e poderão ser acessados pelo Moodle. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário digital. Para outras informações acesse o Instagram da associação.


III Virada Cultural Antonieta de Barros: evento com uma programação extensa de atividades, de 2 a 5 de outubro. A iniciativa tem como objetivo valorizar a identidade e ancestralidade das pessoas negras e tem atividades sediadas no Largo da Antonieta e no Mesc. Confira parte da programação:
  • Quinta-feira (02/10), no Mesc: Homenagem para as Antonietas de hoje; 
  • Sexta-feira (03/10), Largo da Antonieta: Africatarina e Baile dos Gêmeos;
  • Sábado (04/10), Largo da Antonieta: Choro Mulherio, Samba Búia, Baque Mulher, Samba No Pe Lays Matias, Bloco Cores de Aidê, Show da artista Dandara Manoela e DJ Delfino;
  • Domingo (05/10), no Largo da Antonieta: Arrasta Ilha, Samba da Antonieta, Saia do Mar e Pretas Power.
Para mais informações acesse o Instagram do grupo.


Fanfarra da Ponte: Oficinas e palestras envolvendo carnaval e circo, promovidas pela associação cultural Fanfarra da Ponte:
  • “Flauta para o carnaval”, palestra com a flautista Maiara Moraes, na Sociedade Musical Filarmônica Comercial, no centro de Florianópolis. O evento acontece no dia 3 de outubro em dois horários: às 19h para iniciantes e às 20h para praticantes intermediários;
  • “Regência para Fanfarras”, oficina com a instrumentista Chaya Vásquez, no bar Bugio, no bairro Trindade. Os encontros serão realizados nos dias 4, 5, 18, 19 e 26 de outubro;
  • “Performance circense para Blocos e Fanfarras”, oficina ministrada pela professora, produtora cultural, brincante e artista Laura das Águas. As aulas acontecerão das 10h às 13h, nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro e 1º de novembro, também no bar Bugio, no bairro Trindade.
Para mais informações acesse o Instagram da associação.


Outras iniciativas

Além dos projetos apoiados por meio da emenda, outras atividades também fazem parte da programação do Museu no segundo semestre deste ano. Acompanhe alguns destaques da agenda:
  • Exposição “Terreno Baldio” da artista Claudia Hamerski, com curadoria da Mônica Hoff. A abertura será realizada no dia 8 de outubro às 19h, antes disso, às 18h, haverá uma conversa com a artista e a curadora da mostra. A exposição estará aberta para visitação de 9 a 30 de novembro, de segunda-feira a sábado.
  • Cineclube Presença: Um projeto de extensão do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, que exibe curtas metragens conforme os ciclos temáticos propostos. Desde 2024, o cineclube atua no Mesc, exibindo obras para o incentivo da democratização do cinema. No Museu, a programação das mostras é divulgada no início de todo mês.
  • Fim de tarde no Mesc: Programação mensal de apresentações musicais, saraus, contação de histórias, bandas, oficinas, entre outros. As atividades acontecem sempre na quinta-feira, no período da tarde. No mês de outubro, o projeto terá a presença da Orquestra de Choro Campeche, do grupo Utencircus - em um especial para as crianças, da cantora Dandara Manoela e do grupo musical Padendê.
Para mais informações sobre os projetos e seus cronogramas, acesse o Instagram do Mesc.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h