Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/07/2020-14h42

Mestrado Profissional em Artes coordenado pela Udesc tem inscrições prorrogadas até 21 de setembro

 
As inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Artes (Profartes) foram prorrogadas para o dia 21 de setembro de 2020. É requisito para a inscrição que os candidatos pertençam aos quadros de servidores efetivos de instituições públicas de ensino da Educação Básica. As vagas são exclusivas para docentes de Artes que estão em sala de aula.

O programa, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem duração de 24 meses e busca capacitar professores da rede pública de ensino na área de Arte para o exercício da docência na educação básica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.

A Udesc, além de oferecer o curso, é a universidade que coordena o programa. Dentre as demais intituições que o oferecem: universidades de Brasília (UnB), Estadual Paulista (Unesp) e federais da Bahia (Ufba), do Ceará (UFC), do Maranhão (Ufma), de Minas Gerais (UFMG), do Pará (Ufpa), da Paraíba (UFPB), do Rio Grande do Norte (UFRN), e de Uberlândia (UFU), e em conjunto a estadual e federal do Amazonas (UFAM/UEA); a federal e estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS e UEMS) e também pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e pela universidade Regional do Cariri (URCA), do Ceará.

O Profartes é gratuito e é formado por aulas presenciais e duas disciplinas de fundamentação semipresenciais, e estrutura-se em duas linhas de pesquisa: Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes; e Abordagens Teórico-Metodológicas das Práticas Docentes.

No total, são 313 vagas divididas nas 15 instituições associadas, nas subáreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música (dependendo da instituição). Na Udesc, estão disponibilizadas 17 vagas, distribuídas nas três subáreas.

Admissão

A inscrição deve ser feita exclusivamente via internet, pelo site do programa, por meio do preenchimento do formulário.

Os candidatos que tiverem a inscrição validada passarão pela análise de memorial e projeto, de caráter eliminatório, realizada a partir da avaliação do Memorial Descritivo e Projeto de Atividades; e por uma Prova de Arguição, também de caráter eliminatório e classificatório, mediante entrevista virtual, com data e plataforma a serem definidas por cada IES, com banca composta por professores que compõem os corpos docentes locais.

O curso oferece em 30% das vagas, bolsas da Capes/UAB. Todos os candidatos podem concorrer, mediante a comprovação das exigências do item 4.1 do edital. O início das aulas será definido de acordo com o calendário acadêmico de cada instituição.

Confira o  Edital nº 004/2020 e retificações.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do mestrado, pelo e-mail profartes@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h