Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/08/2022-16h03

Museu da Udesc recebe mostra da artista argentina Patrícia Di Loreto até setembro

Colorido é marca das obras de Patrícia - Arte: Div. 
Até 30 de setembro, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, recebe a exposição “Alegoria Real de três anos de vida de uma artista", com obras da artista Patrícia Di Loreto. A abertura ocorre nesta sexta-feira, 5, às 19h, e é aberta ao público.  

A exposição tem a curadoria das professoras Sandra Makowiecky e Luciana Garcez. O título faz referência a Gustave Courbet (1819-77) e sua obra “O estúdio do pintor: uma alegoria real que resume sete anos da minha vida moral e artística”.

Sandra explica que, nessa mostra, a artista propõe uma revisão de sua poética antes e durante a pandemia, "perceptível de maneira sutil em suas telas, cujo colorido pungente é a marca de seus trabalhos”.

"Outra característica é o cuidado com a ambientação, vista nos cenários vastos e detalhados, uma vez que Patrícia tem formação em arquitetura", explica Sandra. A professora destaca que a artista também faz referências constantes à história da arte e, “em meio a isso tudo, fala de pessoas, de relações”.

Sobre a artista

Patricia Susana Di Loreto é uma muralista, pintora e cenógrafa argentina. Trabalha como artista plástica, fazendo murais e pinturas desde 1998. Ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres de Arte 2012, com a obra "Fiestas, elefantes y vestidos de seda", quadro adquirido pela Embaixada da China.  

Realizou trabalhos de cenografias no Teatro Colón de Buenos Aires, participou como Júri no Salão da Academia Boituvense de Letras e Artes (Abla), participa de projetos de intervenções urbanas como o mural da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Suas obras estão em museus, galerias de arte, bancos e instituições públicas e privadas.

Mais informações

O Mesc está localizado na Rua Saldanha Marinho, nº 196, no Centro Histórico de Florianópolis. Pode ser visitado gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e nos sábados, das 10h às 14h.

 Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail museudaescola@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8110.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009   
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Colorido é marca das obras de Patrícia
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h