Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/11/2023-20h15

Nota oficial - Secom repudia ataque de post do Sintudesc e da Aprudesc contra o setor

A Secretaria de Comunicação (Secom), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), informa à comunidade acadêmica e à sociedade catarinense que lamenta e repudia o ataque que o setor sofreu em postagem feita pelo Sindicato dos Técnicos da Udesc (Sintudesc) e pela Associação dos Professores da Udesc (Aprudesc) na noite da última quarta-feira, 1°.

Com o título "Nota da Aprudesc e Sintudesc sobre notícias falsas veiculadas pela Secom", os sindicatos utilizaram a velha tática de culpar o mensageiro (no caso, a Secom) pela divulgação de fatos que os desagradaram por não se encaixarem na sua visão de mundo e por afetarem suas pretensões políticas.

As duas notícias produzidas pela Secom Udesc nesta semana e atacadas pelos sindicatos, "Reitoria da Udesc obtém sinal positivo do Grupo Gestor do Governo para VRV e vale" (de 31/10) e "Reposição do VRV e do vale dos servidores da Udesc será enviada pelo governo à Alesc" (de 01/11), mostram o trabalho e os resultados de articulações feitas pela gestão da universidade junto ao governo estadual nos dias mais recentes, bem como o ganho real que haverá no período que engloba a Gestão 2020-2024, conforme dados da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Nas duas notícias, foram mencionados corretamente os participantes desses encontros mais recentes, e, como os sindicatos e outros agentes não participaram dessas conversas, não há motivo factual para mencioná-los.

A última conversa da Reitoria com o governo que contou com a presença dos sindicatos ocorreu no fim de setembro e todas as partes foram mencionadas na notícia "Gestão da Udesc reencaminha processos do VRV e do vale-alimentação ao governo" (de 28/09). Essa matéria de setembro, inclusive, está relacionada como notícia anterior das notícias que saíram nesta semana, dentro do histórico de matérias sobre o Valor Referencial de Vencimento (VRV) e o vale-alimentação.

Se há inconformismo do Sintudesc e da Aprudesc por não terem participado das conversas mais recentes da Reitoria com o governo, que os sindicatos reflitam calmamente sobre suas atitudes e responsabilidades e não saiam culpando a Secretaria de Comunicação da Udesc, a qual é um setor de importância estratégica para a universidade e, por isso, está diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor, devendo, entre suas inúmeras atribuições previstas em regimento, "promover a comunicação interna da instituição".

E, se a instituição é representada por um reitor, eleito democraticamente, o setor de comunicação institucional obviamente é responsável pela divulgação de atos dele e da sua gestão, principalmente daqueles de grande impacto para a comunidade acadêmica, em nome dos princípios da publicidade e da transparência.

Ao atacarem a Secom Udesc, os sindicatos atacaram as pessoas que fazem a secretaria, formada atualmente por três técnicos, todos com formação e larga experiência nas áreas de Jornalismo e Comunicação Institucional, e por dois estagiários.

Repudiamos principalmente o Sintudesc, que deveria representar os técnicos da universidade e não atacar setores por eles representados e coordenados, e aproveitamos para relembrar que essa não foi a primeira vez que o sindicato desrespeitou os técnicos da Secom. Em 2016, a Rádio Udesc FM Florianópolis foi ocupada por estudantes, teve um técnico ameaçado pelos invasores e ficou sob risco de ser penalizada por órgãos federais de controle na área de telecomunicações, mas o Sintudesc se manteve calado e não repudiou a invasão.

Lamentamos também as dificuldades que o Sintudesc e a Aprudesc têm para praticar uma comunicação sindical sem ataque a pessoas e setores e para entender como funciona a comunicação institucional da universidade, o que os leva a tentar reduzir o papel e a importância da Secom à "assessoria de imprensa do reitor".

Conheça a Secom

A Secretaria de Comunicação da Udesc recomenda que os sindicatos e seus representantes leiam o regimento interno do setor, bem como a Política de Comunicação da Udesc, os manuais da área e os balanços de ações nas edições da Revista Digital Retrospectiva Udesc para conhecerem melhor a Secom.

A Secom Udesc atende tanto o Gabinete do Reitor, por motivos já mencionados acima, quanto todos os demais setores da Reitoria, o que inclui cinco pró-reitorias e quase 15 órgãos suplementares, e oito centros de ensino que não têm técnico do cargo de jornalista hoje (Cead, Ceavi, Cefid, CEO, Ceplan, Ceres, Cesfi e Cesmo).

Somente em 2022, foram 957 releases produzidos pela Secom, o que dá uma média de 80 por mês, e esse material, em parceria com conteúdos das assessorias dos centros com jornalista, resultou em quase 200 edições da newsletter Udesc em Rede e 21 edições do boletim Comunica, além de envios semanais via WhatsApp.

Além disso, a Secom é responsável, por exemplo:

  • Pela divulgação de toda a universidade nos canais oficiais da instituição e no site do Governo de SC;
  • Pelo atendimento inicial à comunidade acadêmica, à imprensa e à população, inclusive na Ouvidoria Geral da Udesc;
  • Pelo gerenciamento das três emissoras da Rádio Udesc FM, as quais estão vinculadas à Secretaria de Comunicação;
  • Pela divulgação da Udesc no painel de LED de dupla face, em Florianópolis, e nos frontlights da universidade pelo Estado;
  • Pela coordenação de serviços gráficos impressos e digitais;
  • E pela produção da revista anual Retrospectiva Udesc, com o balanço das principais ações da gestão da universidade.

Também salientamos que as campanhas publicitárias da Udesc são coordenadas pela Secom e levam o nome da universidade por toda Santa Catarina, ajudando muito, por exemplo, na captação de estudantes, com destaque para os quase 16 mil inscritos no Vestibular de Verão 2023 e no Vestibular EAD no início deste ano.

Repúdio também às curtidas no post

Demonstramos, dessa forma, a importância, o trabalho e o profissionalismo da equipe da Secom Udesc e não aceitamos ser tratados de modo leviano e irresponsável pelo Sintudesc e pela Aprudesc e muito menos em frente à comunidade acadêmica e à sociedade catarinense.

Esperamos que as atuais coordenações de ambos os sindicatos revejam seu ato contra a Secom e, se não estiverem à altura disso, sejam substituídos por gestores mais capazes e responsáveis na próxima eleição de cada entidade.

Por fim, repudiamos também os comentários e as curtidas, igualmente irresponsáveis, feitos contra a Secom por uma minoria de técnicos, professores e estudantes na postagem do Sintudesc e da Aprudesc.

Secretaria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h