Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/05/2022-16h07

Núcleo de Apoio Pedagógico da Udesc Faed lança obra sobre inclusão no ensino superior

Entre outros temas, obra aborda práticas de inclusão e atendimento educacional especializado - Imagem: Div.
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (Nuape)do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou o e-book "Inclusão no Ensino Superior: políticas, práticas e formação de professores na Udesc Faed". Acesse a publicação.

Organizado pelas professoras Márcia de Souza Lehmkuhl e Raquel Fröhlich, a obra visa discutir experiências de inclusão no ensino superior. Os textos são resultado da produção de professores, estudantes e técnicos que compõem o Nuape.

Dentre os temas, os autores abordam políticas educacionais no ensino superior, os desafios à formação de estudantes com deficiência, as práticas de inclusão, o atendimento educacional especializado, as possibilidades para inclusão escolar e as experiências de estudantes atendidos pelo Nuape, entre outros.

Sobre o núcleo

O Nuape foi pensado pela direção da Udesc Faed como um espaço voltado tanto para as demandas e necessidades dos estudantes, especialmente àqueles que apresentassem dificuldades acadêmicas ao longo do curso, como para a formação didático-pedagógica dos professores do centro de ensino.

Criado em 2018, o núcleo tem sua atuação regulamentada por uma resolução do conselho de centro, que estabelece sua estrutura e funcionamento como setor propositivo, executivo e consultivo na área da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva.

Um dos objetivos do Nuape é realizar o atendimento educacional especializado (AEE) para estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação, com diagnóstico em deficiência (auditiva, visual, física, intelectual e ou múltipla), transtornos globais do desenvolvimento (Transtorno do Espectro do Autismo e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e altas habilidades superdotação.

O núcleo atende, ainda, estudantes com necessidades educacionais específicas de aprendizagem e transtorno psicológico ou psiquiátrico com acompanhamento na área da saúde mental, além de acompanhar pedagogicamente os docentes da Udesc Faed e propor cursos extracurriculares como formação complementar.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/80090 



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Entre outros temas, obra aborda práticas de inclusão e atendimento educacional especializado
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h