Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/06/2021-14h51

Pesquisa da Udesc Cefid avalia impacto do isolamento em criança e adolescente de SC

Estudo investigará como pandemia de Covid-19 afetou vida de catarinenses entre 7 e 18 anos - Foto: Freepik
Uma pesquisa desenvolvida com crianças e adolescentes catarinenses pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), busca investigar o impacto do isolamento social no estilo de vida e na saúde mental desse público devido à pandemia de Covid-19.

Podem participar do estudo crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. A coleta de dados está sendo feita pela internet, por meio de dois formulários eletrônicos, voltados a públicos distintos, de acordo com a idade do participante.  
 
O questionário direcionado a crianças de 7 a 10 anos deve ser respondido pelos pais ou responsáveis. Acesse o formulário.

Já o formulário voltado aos adolescentes de 11 a 18 anos pode ser respondido pelos próprios adolescentes ou seus pais ou responsáveis. Acesse o questionário.

Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Cineantropometria (Gepecin), a pesquisa é coordenada pela professora Andreia Pelegrini, do Departamento de Educação Física da Udesc Cefid, com a colaboração dos docentes Clarissa Medeiros da Luz, Erico Gomes Pereira Felden e Thais da Silva Beltrame.


Saúde e educação

Um dos objetivos do estudo é embasar o desenvolvimento de ações voltadas à promoção de saúde e de educação em saúde para mitigar consequências negativas impostas pela situação de emergência sanitária.  

"Com o avanço da pandemia no ano passado, o fechamento das escolas foi adotado como estratégia de distanciamento social em muitos países, inclusive o Brasil, para desacelerar a transmissão e aliviar a carga sobre os sistemas de saúde", explicam os pesquisadores.

Segundo a equipe, entre as consequências sociais e de saúde que as medidas restritivas podem acarretar para crianças e adolescentes, estão ganho de peso, redução do nível de atividade física, aumento do tempo excessivo em comportamento sedentário, privação do sono, adoção de hábitos alimentares inadequados e aumento do estresse, da ansiedade e dos sintomas depressivos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail andreia.pelegrini@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudo investiga como pandemia afetou vida de catarinenses de 7 a 18 anos
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h