Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/11/2024-14h51

Pesquisa da Udesc Faed analisa dinâmica migratória de nordestinos para SC

Cidade de Itajaí é um dos detinos dos migrantes nordestinos em Santa Catarina. Foto: Pref. de Itajaí
Oferecer subsídos para formular políticas públicas que reconheçam e valorizem a diversidade e as contribuições dos migrantes nordestinos em Santa Catarina. Este é um dos objetivo do trabalho do doutorando Tafarel Cassaniga, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que defende sua tese no próximo dia 13 de dezembro, às 10h, na Sala de Atos do centro de ensino.

Com o título "'Do sol ao frio': Santa Catarina como destino das migrações nordestinas", Cassaniga, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan) e membro do Observatório de Migrações de SC, estuda a inserção econômica e social dos migrantes nordestinos na região do Vale do Itajaí, entre 1990 e 2020, além dos desafios enfrentados por esta população.

A pesquisa combina dados quantitativos do censo demográfico com a trajetória de 12 nordestinos moradores da cidade de Itajaí, a partir da experiência e história de cada um. Ao longo do trabalho, Cassaniga identificou que embora os migrantes nordestinos busquem melhores condições de vida em Santa Catarina, enfrentam uma inserção econômica desigual e estigmas relacionados à classe, à raça e à origem regional, com a consequente discriminação e o preconceito.

Cassaninga também destaca a importância das redes sociais, principalmente, as familiares, para adaptação dos migrantes em terras catarinenses.

Necessidade de políticas públicas para inclusão

Ao longo da tese, o pesquisador ressalta a falta de políticas públicas de inclusão para população migrante e o quanto o fenômeno tem impacto direto no planejamento urbano e regional, como na oferta de serviços públicos, por exemplo. "A vinda de nordestinos para Santa Catarina é mais do que um movimento populacional, é um processo que envolve profundas questões de identidade, pertencimento e justiça social", relata Cassaniga, que pesquisa migrações nordestinas desde o mestrado, também realizado na Udesc e defendido em 2018.

O trabalho enfatiza a necessidade de construção de ações voltadas à inclusão e valorização da diversidade cultural dos nordestinos em Santa Catarina, com o intuito de combater a estigmatização e promover mair integação nos espaços urbanos.

A tese é orientada pela professora Gláucia de Oliveira Assis, do PPGPlan, da Udesc Faed. A defesa da tese também será transmitida pela internet, O link é disponiblizado no perfil oficial do PPGPlan no Instragram

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cidade de Itajaí é um dos detinos dos migrantes nordestinos em Santa Catarina.
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h