Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/06/2020-21h24

Pesquisa da Udesc investiga atuação de fisioterapeutas no combate à pandemia

Estudo sobre pandemia é inédito no Brasil - Arte: Div.
Uma pesquisa feita pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, busca analisar estratégias construídas por fisioterapeutas que atuam em hospitais no combate à pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa é feita pela docente Fabiana Flores Sperandio e pela mestranda Mariana dos Santos Hermes, ambas ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) e ao Laboratório da Saúde da Mulher (Lasam).

O estudo é voltado a fisioterapeutas que trabalham em hospitais da rede pública e privada. Os participantes podem responder um questionário online sobre estratégias de enfrentamento, conhecido como Brief-Cope, além de perguntas sobre barreiras e facilitadores durante a pandemia.

"A pandemia do Covid-19 colocou profissionais de saúde à prova em relação às condições de estresse e frequentes incertezas no cotidiano, em uma situação sem precedentes na recente história", destaca Fabiana.

Objetivos

Além de investigar as estratégias adotadas pelos profissionais de saúde, a pesquisa visa caracterizar aspectos sociodemográficos, estado de saúde e trabalho, nível de treinamento e tempo livre de fisioterapeutas que estão à frente no combate à Covid-19.

"Interessa-nos igualmente identificar as preocupações, dificuldades, percepções e comportamentos dos profissionais em todo o território brasileiro, para, então, poder propor ações mais efetivas para a saúde e o bem-estar laboral", afirma a pesquisadora.

Segundo Fabiana, esse é o primeiro estudo do gênero feito no Brasil com fisioterapeutas que estão na linha de frente da pandemia e os resultados "servirão de base para construção de ações futuras para minimização de injúrias e danos aos riscos ocupacionais".  

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fisioterapeutaprojetocovid@gmail.com.

Confira ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pesquisadoras da Udesc Cefid fazem estudo inédito no Brasil sobre a pandemia
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h