Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/07/2020-17h14

Pesquisa da Udesc sobre dejetos suínos é publicada em uma das principais revistas científicas do mundo

Pesquisa aborda efeitos da aplicação de dejeto suíno líquido no solo - Foto: Divulgação
Um artigo científico dos professores Dilmar Baretta e Osmar Klauberg Filho, do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, foi publicado, este mês, na revista Scientifc Reports, uma das mais importantes publicações científicas do mundo.

A Scientific Reports, do grupo Nature Research, é o sétimo periódico científico mais citado do mundo, com mais de 350 mil citações contabilizadas em 2019. O estudo publicado é parte da tese de doutorado da professora Julia Corá Segat, colaboradora no curso de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) da Udesc.

O artigo, publicado em inglês com o título "Increasing level of liquid pig manure reduces Eisenia andrei and Enchytraeus crypticus reproduction in subtropical soils", aborda os efeitos da aplicação de dejeto suíno líquido sobre a reprodução de dois importantes grupos de invertebrados em solos subtropicais.

Os resíduos gerados na produção de suínos são amplamente usados como fertilizantes agrícolas, entretanto, podem oferecer riscos ecológicos para grupos de organismo do solo que desempenham funções ecossistêmicas chave, como os oligoquetas.

O artigo reforça a necessidade de se considerar os efeitos sobre os organismos do solo na elaboração de normas de aplicação de dejetos animais. Além disso, revela a importância de se estabelecer doses de risco ecológico para biota nas diferentes classes de solo.

Além desse estudo, outros envolvendo riscos ecológicos de agrotóxicos e produtos médicos veterinários são desenvolvidos, desde 2012, pelo grupo de pesquisa da Udesc "Solos e Sustentabilidade", em parceira com o professor da Universidade de Coimbra, em Portugal, José Paulo de Sousa.

"As pesquisas em Ecotoxicologia do Solo podem servir para subsidiar a tomada de decisões e implementação de políticas ambientais que considerem a qualidade biológica do solo", afirma o professor Osmar Klauberg Filho.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h