Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/06/2020-12h50

Professor da Udesc Esag promove mais uma “Luaula” on-line gratuita nesta sexta

O professor Eduardo Jara, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará na noite desta sexta-feira, 5, mais uma “Luaula” on-line, em noite de eclipse da lua, com direto a fogueira, contos, poesia e... matemática. De casa, em isolamento social por causa da pandemia, Jara começará a aula às 19h47 (19 e 47 são números primos), com transmissão ao vivo pelo Youtube.

A luaula on-line tem o apoio do programa de extensão Esag Kids, coordenado por Jara e ligado ao Centro e Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc.

Assista à live no Canal do Esag Kids no Youtube:
bit.ly/luaulaeclipse


“Vamos conversar sobre problemas matemáticos clássicos da Grécia Antiga, como a quadratura do cìrculo”, explica o professor. “Também vamos explicar por que o pi é considerado um número transcendente e falar sobre as escalas matemáticas do universo e a matemática do futuro, tentando entender sobre a possibilidade de utilizarmos algum tipo de matemática alienígena”.

Mesmo quem não é lá muito amante da matemática vai curtir a aula, garante o professor. “E no meio disto, quem se sentir pressionado, pode ouvir Sófocles, Vinícius de Moraes, Cruz e Sousa, Olavo Bilac, Cecília Meireles e Clarice Lispector, além dos contos matemáticos (sem contas!)”, detalha Jara.

Doação de livros

Durante a transmissão, o professor prestará contas da arrecadação obtida na vaquinha on-line anunciada na primeira luaula, em 7 de maio. O objetivo da campanha foi obter recursos para a produção de livros a serem incluídos em cestas básicas doadas a famílias com crianças, durante a pandemia.

Essa ação contará também com recursos do Escritório de Assistência a Desastres Estrangeiros dos Estados Unidos (Ofda). Com intermediação do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped) da universidade, foram selecionadas quatro ações da Udesc, entre eles o da Esag Kids, que propôs a impressão de três mil exemplares de livros produzidos pelo programa.

Saiba mais no site esagkids.com.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h