Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/09/2022-14h24

Professor da Udesc Faed ministra palestras sobre gestão educacional e alfabetização

Evento na Alesc fez parte de formação para futuros diretores - Foto: Divulgação
O professor Lourival José Martins Filho, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ministrou nesta segunda-feira, 26, uma palestra com o tema "Gestão Educacional e Projeto Político Pedagógico: questões em debate", para futuros diretores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RME).

O evento ocorreu no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e fez parte da formação "Plano de Gestão Escolar: Reflexões, Práticas e Instrumentos de Gestão Democrática (RME/2022)".

A formação foi destinada a interessados em participar como proponentes dos Planos de Gestão Escolar que vão nortear a gestão das unidades educativas da RME de Florianópolis na Gestão 2023-2025. 

Para a diretora de Gestão Escolar da RME de Florianópolis, Fabricia Luiz Souza, o evento "foi muito importante para a reflexão sobre a prática da gestão escolar, que deve estar sintonizada com o projeto político pedagógico".

A chefe do Departamento de Formação e Atividades Complementares da Gerência de Formação Continuada da RME de Florianópolis, Luciane Volken, destaca a parceria de longa data entre a Udesc e a secretaria municipal, por meio de programas do Ministério da Educação e de ações de pesquisa e extensão. 

Rondonópolis

Lourival Filho também ministrou uma palestra online na última quarta-feira, 21, para 342 docentes de Rondonópolis, no Mato Grosso, sobre o tema "Alfabetização e os desafios após o ensino remoto emergencial". A apresentação foi feita com a professora Maria do Socorro Alencar, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A atividade foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Para a professora Silvia Rodrigues, do PPGE da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), o evento "trouxe uma excelente contribuição para repensar as práticas pedagógicas em alfabetização e o papel neste momento das escolas de educação básica e da universidade".

A professora Maria Alencar destaca a importância dos encontros de formação docente num diálogo com a educação básica e educação superior em busca de alternativa pela melhoria da qualidade de ensino em alfabetização.

Já Lourival Filho destaca a contribuição da Udesc no processo de formação de professores por todo Brasil, em especial nas discussões da educação básica e os desafios contemporâneos. 

Sobre o professor

Lourival é professor titular do Departamento de Pedagogia da Udesc Faed, onde leciona nos cursos de Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação e mestrado profissional em Gestão de Unidades de Informação. Também é coordenador do Programa Residência Pedagógica da universidade, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

É licenciado em Pedagogia, especialista em Alfabetização, mestre em Educação e doutor em Teologia: Educação e Religião, com estágio pós-doutoral na Escola de Educação e Humanidades (PUC/PR). Também coordena o programa Horizonte: alfabetização e docência nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens, adultos e idosos.

Integra as seguintes associações: Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), a qual atualmente preside, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Associação Brasileira de Currículo (Abdc) e Associação dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina (Aoesc).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lourival.martinsfilho@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento na Alesc fez parte de formação para futuros diretores
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h