Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/09/2021-16h25

Professora da Udesc Ceart lança livro sobre cabelos afro e a estética negra

A professora Virgínia Yunes, do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lança nesta sexta-feira (3) o livro “Cabelos Afro: Cultura e Resistência”.. Construído coletivamente, conta com fotografias de Virgínia, poemas de Allende Pereira, design gráfico de Martina Hotzel e textos do crítico Allende Renck e do antropólogo Marcelo da Silva.

A obra apresenta a estética negra expressa nos cabelos de crianças, jovens e adultos, de homens e mulheres transgênero e cisgênero, pessoas de diversas camadas socioeconômicas presentes em Florianópolis. “Na pluralidade dos seus penteados, vemos se consolidar uma poderosa resposta coletiva contra as pressões do ‘branqueamento’”, dizem os autores, que explicam o objetivo do livro: “ao fazer ver estas faces da cultura afrodescendente, dentre inúmeras outras, buscamos contribuir para o fortalecimento de uma emancipação estética e convidamos o leitor a ser parceiro na construção contínua de uma cultura plural, democrática e igualitária”.

O lançamento será nesta sexta, às 19h, no canal do Youtube Allende Oficial. Contemplado com o Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes Populares de 2019, o livro estará disponível para compra, depois do lançamento, diretamente com os autores. Além disso, 300 exemplares serão distribuídos gratuitamente em escolas, universidades e bibliotecas públicas. 

Confira um trecho da apresentação de “Cabelos Afro: Cultura e Resistência”, escrita pela professora Virgínia:

"Trançados, lisos, ondulados, cacheados, crespos, encaracolados, com coques, apliques ou miçangas, longos ou curtos, pretos ou coloridos, soltos ou amarrados, os cabelos são arrumados e expressam criatividade e originalidade. No continente africano, a arte do penteado faz parte da cultura e carrega uma grande riqueza simbólica, pode transmitir valores culturais, indicar identidade étnica, região geográfica, religião, camada social, estado civil e até mesmo detalhes pessoais da vida do indivíduo. Na diáspora africana, o cabelo afro alia a busca da beleza com o confronto aos padrões da estética europeia, marca o encontro dos afrodescendentes com suas raízes e identidades, é um dos elementos de afirmação, do empoderamento e da resistência. O cabelo crespo e o corpo negro podem ser considerados expressões e suportes simbólicos da identidade negra no Brasil. Juntos, eles possibilitam a construção social, cultural, política e ideológica de uma expressão criada no seio da comunidade negra: a beleza negra".

Para saber mais entre em contato com Virgínia via redes sociais Facebook e Instagram.
Confira as ilustrações/fotos do livro na galeria de imagens abaixo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart* 
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br 
*em atendimento remoto   
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h