Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/05/2023-18h21

Professora da Udesc é indicada para compor Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes

Professora Geovana foi selecionada entre 149 nomes para  compor conselho técnico-científico da Capes (Foto: Carol Hommerding/Ascom Faed Udesc)
O Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, no início de maio, os nomes indicados para compor o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB). A escolha dos integrantes se deu em função da relevância de suas atuações no campo da pesquisa em Educação.

A professora Geovana Mendonça Lunardi Mendes, docente do departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), foi uma das pesquisadoras indicadas para compor o referido conselho. As indicações partiram de entidades da sociedade civil, que indicaram 149 nomes, dos quais 20 foram escolhidos.

As nomeações marcam a retomada do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica, instância que possui a função de contribuir na elaboração de políticas de formação inicial e continuada para professores da educação básica e permaneceu inativa durante seis anos.

O conselho será formado pelos secretários do Ministério da Educação (MEC), diretores da Capes e 20 profissionais de reconhecida competência em suas áreas de atuação. Os 20 novos  integrantes foram escolhidos a partir de uma lista tríplice de 60 indicações e terão mandato de três anos. A seleção se deu entre 149 nomes de todo o país, considerando critérios de diversidade de raça, gênero e regional. Além disso, foi assegurada a participação de 55% de mulheres.
 
"O Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes é um dos espaços de acompanhamento e proposição de políticas para a formação de professores e para a melhoria da educação básica. Fazer parte desse conselho é uma honra e um enorme desafio", destacou a professora Geovana, que atualmente ocupa a presidência da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed*
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Anped

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h