Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/04/2021-21h47

Professora da Udesc Faed lança livro de crônicas sobre o cotidiano na pandemia

Obra reúne 25 crônicas escritas nos primeiros meses da pandemia de Covid-19 (Foto: arquivo pessoal)
A professora Marlene de Fáveri, docente aposentada do departamento de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou em abril o livro intitulado Crônicas da incontingência da clausura - cotidianos na pandemia.

A obra reúne 25 crônicas escritas entre março e agosto de 2020, primeiros meses da pandemia de Covid-19 no Brasil, e publicadas na coluna semanal da autora no Portal Catarinas.

São narrativas que versam sobre o seu cotidiano na pandemia, confinada na casa de sua mãe, em Turvo, interior de Santa Catarina, por força de decretos de isolamento social.

Nos textos a historiadora apresenta seu olhar sobre os medos, as incertezas, os aprendizados e memórias na convivência com sua mãe octogenária, a sexualidade, os silêncios, as perdas, os reencontros, as solidariedades, as solidões, as amizades, as lides na terra, plantas e animais domésticos, os preconceitos, os protocolos e cuidados para evitar o contágio e tantos outros sentidos.

O livro foi publicado pela editora Letras Contemporâneas. O lançamento foi realizado de forma online no domingo, 4 de abril, pelo canal do Portal Catarinas, no Youtube. Confira o link do lançamento.

A professora Marlene de Fáveri continua publicando crônicas semanais no portal e planeja lançar uma segunda edição. "Este livro contém metade de um conjunto de crônicas escritas na pandemia, e logo virá o segundo volume, encerrando a série da incontingência da clausura. Escrever é o meu vício: alimento-o no exercício de catar palavras e desdobrar verbos", declarou a autora.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h