Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/10/2019-12h17

Professora da Udesc Joinville apresenta projeto em Portugal

Apresentação da professora abordou resultados de pesquisas de duas alunas - Foto: Divulgação
A professora Marcia Meier, do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, participou do 4ª Simpósio Internacional sobre Nanocelulose Bacteriana (ISBNC), um dos mais importantes da área. O evento ocorreu na cidade de Porto, em Portugal, no início de outubro.

“O evento foi muito importante para conhecer pessoalmente importantes pesquisadores da área, criou oportunidade de troca de conhecimento científico e parcerias para futuro intercâmbio de estudantes, além de expandir minha visão de aplicação da celulose bacteriana”, contou Marcia.

No seminário, a professora apresentou seu projeto denominado “Modificação de membranas de nanocelulose bacteriana para liberação modular de medicamentos”, que aborda resultados obtidos no trabalho de mestrado em Química Aplicada da acadêmica Bárbara Sanay Inoue e do projeto de Iniciação Científica da aluna Sandriele Streit.

Neste trabalho foram desenvolvidas membranas de celulose produzidas por bactérias. Estas membranas foram modificadas quimicamente para tornarem-se bioabsorvíveis pelo corpo humano e capazes de carregar e liberar medicamentos bactericidas, tornando-se materiais promissores para uso em implantes temporários para uso em medicina e em odontologia.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h