Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/06/2020-14h58

Professora da Udesc participa de evento online promovido pela Associação Brasileira de Linguística

 

A professora Dalva Maria Alves Godoy, docente do departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), será uma das participantes de uma mesa redonda online organizada pela Associação Brasileira de Linguística (Abralin), nesta quinta-feira, 25.

Na atividade, intitulada Aprender as letras: questões em torno do princípio alfabético, o debate será em torno da literacia na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, abordando importantes questões sobre o que as crianças precisam saber para que se possa favorecer uma alfabetização exitosa. A mesa apresentará três diferentes estudos e uma experiência exitosa de alfabetização, visando contribuir para o enriquecimento desse debate no atual cenário brasileiro.

O evento terá como mediador o professor Eduardo Calil, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A professora Dalva Godoy abordará o tema “Fatores intrínsecos à aprendizagem do sistema de escrita: variáveis relacionadas ao aprendiz e à ortografia”.

A professora Tatiana Pollo, da Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), falará sobre “O papel da aprendizagem estatística no desenvolvimento precoce da leitura e da escrita”. E a professora Sylvia D. Barrera, da Universidade de São Paulo (USP), tratará da temática “Conhecimento de letras em pré-escolares: efeitos do uso de alfabeto mnemônico Edna Lucia de Carvalho Lima (Secretaria da Educação de Sobral-CE) Implantação do Programa Alfa e Beto em Sobral (CE): desafios e resultados”.

A mesa será transmitida pela página da Abralin ao Vivo.

Lives Abralin ao Vivo

A mesa redonda integra a série de lives Abralin ao Vivo: Linguists Online, idealizada para dar acesso livre e gratuito a estudantes, pesquisadores e demais interessados em diferentes aspectos da investigação em linguística a discussões e apresentações sobre os mais diversos temas relacionados ao estudo da linguagem humana.

A Abralin tem uma agenda diária de conferências e mesas-redondas com importantes nomes do cenário nacional e internacional da Linguística. As atividades são transmitidas online, em uma plataforma aberta e interativa, com espaço para perguntas da audiência. As transmissões ficam disponíveis para acesso posterior na plataforma e algumas têm tradução simultânea para o português e sinalização em Libras, em mais uma ação solidária da comunidade acadêmica em prol da difusão do conhecimento.

A abertura da série foi realizada em 4 de maio com a conferência de um dos maiores nomes da Linguística moderna: Noam Chomsky.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h