Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/10/2021-18h23

Professoras da Udesc ganham prêmio nacional voltado à pedagogia e à prática teatral

As professoras Bárbara Biscaro e Heloise Vidor criaram espetáculo premiado em disciplina de montagem teatral

Apresentação do espetáculo Coro dos Maus Alunos. Foto: Gabriel Velasques
O projeto “Diálogos entre teatro, escola e universidade: o Coro dos Maus Alunos”, das professoras Bárbara Biscaro e Heloise Baurich Vidor, está entre os três vencedores da 11ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, da Fundação Carlos Chagas (FCC). As professoras atuam no Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

A proposta apresentada é sobre o processo de criação do espetáculo “Coro dos Maus Alunos”, do dramaturgo português Tiago Rodrigues, que as professoras desenvolveram em 2018, nas disciplinas Montagem Teatral I e II do curso de Licenciatura em Teatro do DAC. Elas construíram uma parceria mesclando suas áreas de atuação: ensino pedagógico, da professora Heloise, com prática teatral, da professora Bárbara. “A nossa ideia foi montar um espetáculo que falasse sobre a escola e as questões pedagógicas que envolvem a relação entre professores e alunos, ou seja, tudo que está envolvido nesse tema, numa disciplina prática”, explica Heloise.

O prêmio recebe projetos para formação de professores nos cursos de licenciatura de todo Brasil, em todas as áreas do conhecimento. A professora Heloise ressalta a importância de uma proposta da área de artes ser selecionada em meio a tantas outras, “porque a nossa área está sempre buscando se afirmar, dentro da escola, dentro do currículo”. 

Cada vencedor é premiado com 20 mil reais, um diploma e a réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter como troféu. Além disso, o detalhamento de cada experiência será publicado na Série Textos FCC.

A premiação on-line está marcada para 26 de novembro. O horário e plataforma do evento serão divulgados no site do Prêmio

Para saber mais como foi o espetáculo Coro dos Maus Alunos, acesse o Instagram @mausalunos

Sobre o Prêmio Professor Rubens e a FCC 

O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques tem o objetivo de valorizar e divulgar experiências formativas, propostas e realizadas por professores dos cursos de Licenciatura. Cada edição recebe projetos de candidatos que concorreram nos anos anteriores, para acompanhar a evolução das propostas submetidas. Em 2020, as professoras do Ceart ficaram entre os dez finalistas.

Neste ano, a edição recebeu 61 inscrições. Os vencedores foram selecionados por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área do projeto inscrito e pelo Comitê Executivo do Prêmio. A avaliação considerou os procedimentos didáticos visando à aprendizagem do futuro professor da educação básica, assim como o potencial multiplicador da experiência.

A Fundação Carlos Chagas, realizadora do Prêmio, é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, que atua em duas grandes áreas: avaliação, concursos e processo seletivo; e pesquisa e educação.

Saiba mais no site da FCC

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h