Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/07/2020-19h22

Programa da Udesc Cefid já produziu quase cem vídeos para orientar atividades físicas

Vídeos vêm sendo divulgados semanalmente em canal do YouTube e por aplicativos de celular - Imagem: Div.
O programa de extensão Ritmo e Movimento, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), já produziu quase cem vídeos para orientar e estimular a prática de atividades físicas durante o distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Veja todos os vídeos no canal da Udesc no YouTube.

Divulgadas semanalmente desde março, as aulas online são produzidas por acadêmicos bolsistas, sob orientação da coordenadora do programa, professora Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, que é doutora em Motricidade Humana na área da Saúde e Condição Física.

Além de publicados no YouTube, no qual estão acessíveis a todos os interessados, os vídeos são enviados aos participantes do Ritmo e Movimento por aplicativos de celular. O programa contempla quase 200 integrantes nas suas ações, que são voltadas a públicos diversos.

Entre os conteúdos trabalhados, há orientações específicas para mulheres em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, indivíduos com doença de Parkinson e público em geral, com idade acima de 18 anos.

Os estudantes bolsistas vinculados ao programa também realizam encontros por videoconferência com participantes das atividades que ministram. Segundo Adriana, o principal objetivo é ajudar as pessoas a permanecerem ativas fisicamente e mentalmente dentro de casa.

Depoimentos

A acadêmica Kamile Lorencetti dos Santos, responsável pelo grupo Dança Parkinson, destaca a importância da continuidade das atividades, mesmo que a distância. "Quando se refere às causas da Doença de Parkinson, a dança tem vários benefícios, como a melhora da mobilidade, da postura, do equilíbrio estático e dinâmico, da coordenação, do retardo do congelamento da marcha, da melhora na disposição, além da interação social e sobretudo da qualidade de vida e saúde do indivíduo com Parkinson", afirma.

Breno Hermes de Jesus atua em quatro grupos (de Dança, de Dança Contemporânea, de Preparação Física e Flexibilidade e Mama Rosa) e também ressalta que manter-se ativo e saudável durante o distanciamento é essencial: "Fazer alguma coisa é sempre melhor do que não fazer nada. Durante a quarentena, é preciso manter-se ativo pela saúde cardiovascular, pela força muscular, pela flexibilidade e também pela saúde mental".

Já o bolsista Matheus Lemos, responsável por atividades de ginástica e flexibilidade, destaca que os  benefícios dessas atividades "vão além do físico, se propagam na saúde emocional e mental". "Ao flexionarmos os músculos, exercitamos também o cérebro: as ideias e expressões brotam", conclui.

Qualidade de vida

O programa Ritmo e Movimento oferece gratuitamente a prática gratuita de dança, alongamento e flexibilidade, com projetos para públicos específicos ou abertos à comunidade em geral. As ações visam promover a qualidade de vida por meio de atividades físicas realizadas de forma prazerosa.

Entre os projetos, estão os grupo de Dança, de Dança contemporânea, de Dança para Mulheres Sobreviventes ao Câncer de Mama, de Alongamento e Ginástica, de Preparação Física e Flexibilidade, de Dança para Pacientes com Doença de Parkinson e de Danças Urbanas, além da realização da Mostra de Dança da Udesc Cefid.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail adriana.guimaraes@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Vídeos são divulgados semanalmente no YouTube e por aplicativos de celular
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h