Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/03/2025-14h35

Programa da Udesc forma instrutores de ioga chinês com cursos online e presenciais

Inscrições para edição deste ano terminam nesta terça - Fotos: Divulgação
Uma iniciativa do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem atuando nos últimos anos na formação de instrutores do ioga chinês com a oferta regular de cursos gratuitos, com atividades presenciais e online.

O curso teve mais de 1,2 mil inscritos no último biênio (686 em 2023 e 518 em 2024), de todas as regiões do Brasil e também de outros países, e está com inscrições abertas até esta terça-feira, 25, para a próxima edição. As inscrições podem ser feitas a partir do link no Instagram.

Na Udesc Cead, a iniciativa é viabilizada pelo programa de extensão Pa-Kua Udesc e, nos últimos dois anos, pelo projeto de cultura Sintonize-se.

O programa Pa-kua Udesc é coordenado pelo técnico Rogério Bodemüller Junior, da Coordenadoria de Informática. Com mais de 25 anos de experiência na área, ele é mestre de quinto grau de Pa-Kua.

Já o projeto Sintonize-se, que foi contemplado pelo Edital Campus da Cultura, teve coordenação da técnica Gisele Zendron Borges, que é instrutora de ioga, e co-coordenação de Bodemüller.

O trabalho também tem a parceria de outros representantes da Liga Internacional de Pa-Kua (LIPK), como o mestre de quinto grau Rafael Pieper.

Aulas gratuitas

Nas aulas, os alunos trabalham com diversas posturas que promovem flexibilidade, força e consciência corporal. Podem se inscrever alunos de todos os níveis, de iniciantes aos mais experientes.

"Não é preciso ter experiência prévia. O curso é indicado para quem quer aprender ou se aprofundar na modalidade, seja para autoconhecimento ou para ministrar aulas, assim como para aqueles que já ministravam aulas e buscavam aprimoramento", afirma o coordenador.

Bodemüller destaca que o programa "consolidou sua missão com ações de capacitação e oficinas mensais, que resultaram na certificação de 112 novos instrutores nos últimos dois anos".

As capacitações envolvem aulas online com duas horas de duração, ao longo de nove meses, divididas em quatro módulos, com total de 150 horas.

Prática e teoria

As atividades são ministradas em diversas turmas, em diferentes dias e horários, e incluem ainda vivências práticas e teóricas sobre temas relacionados à ioga chinesa e sua filosofia.

A equipe responsável pelo curso é composta por mestres e instrutores qualificados e certificados pela LIPK.

Os instrutores formados recebem certificados emitidos pela liga para cada módulo concluído, que podem ser usados para validação de créditos por estudantes da Udesc.

Sobre o ioga chinês

O ioga chinês é uma das modalidades de ensino do Pa-Kua. Conforme Bodemüller, ela "é uma expressão cultural devido à sua conexão profunda com os princípios filosóficos e medicinais da tradição chinesa".

"Baseada nos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa e nos estágios de mutação da natureza, essa prática milenar reflete os valores e crenças que permeiam a cultura oriental, promovendo equilíbrio e harmonia como o Yin e Yang, e até mesmo de autoconhecimento", afirma o técnico.

Além de seu aspecto físico, que envolve posturas e técnicas respiratórias, a prática busca transmitir saberes ancestrais sobre energia vital (Qi), saúde e bem-estar.

"É um veículo de preservação e disseminação da cultura chinesa em diferentes partes do mundo", destaca o coordenador.

Depoimentos

Veja alguns depoimentos de participantes sobre o impactos da experiência em suas vidas.

"Estou mais calma, a energia que vivo é outra, sou mais flexível, compassiva e busco acolher a todos e todas as situações com mais desenvoltura e amorosidade."  Luciana Pires Vicelli, aluna.

"A prática me ajudou na ansiedade, aumentou meu tempo respiratório, hoje raramente sinto dor no ciático. Ajudou a lidar com o luto pela morte do meu pet e a ser mais concentrada em tudo que eu faço." Vivian Talia de Oliveira Kugler, aluna.

“Para mim, ser instrutora fé um desafio, uma etapa para consolidar e ampliar os ensinamentos de Pa-Kua. É um espaço para reconhecer minhas dificuldades e desenvolver formas de superar, é um espelho, onde vejo o que sou e o que gostaria de ser. Ser instrutora é uma forma de evoluir junto com a evolução dos alunos, é uma potência.”  Elisandra Trombini, instrutora do projeto.

“Ser instrutora de ioga chinês pelo projeto foi uma experiência incrível e transformadora. A cada final das aulas, me sentia renovada e querendo compartilhar mais do que vinha aprendendo dentro do projeto. Quando percebi, em mim, nos meus alunos e nos outros instrutores, que o ioga têm a capacidade de mudar vidas, tive ainda mais certeza que fazer parte disso é um presente, é sintonia.” Viridiane Laís Betiollo, instrutora de Pa-Kua. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Inscrições para edição deste ano terminam nesta terça
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h