Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/11/2019-15h12

Programa da Udesc incentivará pesquisas que ajudem a reduzir desequilíbrios regionais

Primeiro edital do Programa de Apoio à Pesquisa Induzida será lançado em 2020 - Foto: Jonas Pôrto
Em 2020, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) dará início ao Programa de Apoio à Pesquisa Induzida (Papi), fundo destinado para incentivar projetos que utilizem abordagens inovadoras para reduzir desequilíbrios regionais e solucionar problemas em SC.

Regulamentado por resolução do Conselho Universitário (Consuni), o programa contemplará temas e demandas definidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), em parceria com secretarias de Estado.

"A finalidade desse programa é contribuir para a consolidação da pesquisa institucional e a integração de pesquisadores da Udesc com a sociedade civil, além de estimular o desenvolvimento econômico e social catarinense",  destaca a coordenadora de Pesquisa da Udesc, Teresinha Bunn Besen.

Como objetivos específicos, o programa visa fomentar pesquisadores produtivos a desenvolverem projetos de pesquisa para a solução de problemas concretos identificados junto as secretarias de Estado e estimular a produção com potencial para reduzir desequilíbrios regionais.  

A iniciativa complementa os programas de Apoio à Pesquisa (PAP) e de Apoio à Pesquisa Aplicada.    

Edital e recursos

Segundo Teresinha, o primeiro edital do Programa de Apoio à Pesquisa Induzida da Udesc está previsto para o próximo ano, mas ainda não tem data definida. Poderão concorrer professores doutores efetivos da universidade que sejam parte de grupos de pesquisa.

Os recursos serão repassados para órgãos de apoio, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) ou outras similares, que publicarão o edital. Além disso, a verba da Udesc não poderá ser usada no pagamento de bolsas ou salários para servidores da universidade.  

Para serem contemplados, os projetos devem ser aprovados em todas as instâncias da universidade e contribuir, de forma clara e objetiva, para a solução do problema proposto ou para redução de desigualdade regional.  

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Pesquisa da Udesc, vinculada à PROPPG, pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br e pelo (48) 3664-8175.

Siga a Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Primeiro edital do Programa de Apoio à Pesquisa Induzida será lançado em 2020
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h