Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/10/2019-09h48

Programa de extensão da Udesc Joinville realiza oficina em escola municipal

Alunos participaram de dinâmicas sobre deficiências - Foto: Divulgação
O programa de extensão Assistiva – Tecnologia para Inclusão Social, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, visitou a Escola Municipal Prefeito Geraldo Wetzel para ministrar aulas expositivas para a conscientização sobre as deficiências e transtornos de desenvolvimento. A atividade contou com a participação de 404 alunos do 6º ao 9º ano, dessas, cerca 100 crianças tinham algum tipo de déficit ou deficiência.

Além das aulas, a fim de tornar as oficinas mais lúdicas e interessantes para as crianças, foram realizadas atividades recreativas que tinha como dinâmica a sensação de perder um sentido ou capacidade motora, por exemplo, com a utilização de vendas nos olhos, simulando a cegueira. Após a experiência, os participantes discutiram os momentos que viveram sem o determinado sentido. A dinâmica tinha como objetivo o aumento da empatia dos alunos com pessoas com deficiências sensoriais e motoras.

A visita na escola contou com o apoio do Instituto Joinvilense de Assistência aos Surdos (Ijas) tendo a presença da intérprete de Libras Rute Freitas de Souza e do professor surdo Fábio Ferreira. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também participou do evento com a presença de um professor e um aluno da associação.

O projeto irá retornar à Escola Municipal Prefeito Geraldo Wetzel no próximo semestre para realização da oficina para outras 600 crianças.

Assistiva

O Assistiva - Tecnologia para Inclusão Social, é um Programa de Extensão do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), que tem como objetivo promover a inclusão social pelo meio do desenvolvimento de tecnologias assistivas e atividades junto à comunidade, tendo sido realizadas diversas doações para escolas e instituições parceiras.

O programa conta com três ações que visam o desenvolvimento de tecnologias: o “Braille - Inclusão Digital” visa promover a acessibilidade digital de pessoas com deficiências físicas e/ou mentais ou com algum tipo de dificuldade de utilização;  o grupo “Fletcher - Tecnologia Assistiva” de desenvolvimento de tecnologias para terapia ocupacional e adaptação; e o projeto “Jennings - Inclusão Social” tem o intuito de promover o conhecimento do que é tecnologia assistiva e acessibilidade além de conscientizar sobre inclusão social. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h