Aulas da nova disciplina foram ministradas de forma remota
(Imagem: divulgação)
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Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ofereceu nos meses de junho e julho, de forma condensada, a nova disciplina eletiva intitulada "Informação e Decolonialidade".
As aulas foram ministradas de forma remota pela professora Daniella Pizarro e pela doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Franciéle Garcês, que ofereceu dentro da disciplina o curso de relações étnico-raciais na Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Nesta primeira oferta da disciplina se inscreveram bibliotecárias de universidades e institutos federais, mestrandos e mestrandas do PPGInfo e doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“A nova disciplina contribui para uma formação de consciência antirracista, bem como sobre colonialismo, colonialidade, decolonialidade e descolonialidade. Também foram trazidos à tona conceitos básicos sobre racismo, diáspora africana, privilégios de branquitude, mito da democracia racial, legislação que contempla a população negra e por fim, a colonialidade do saber na produção científica na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação”, ressalta a professora Daniella Pizarro.
A disciplina apoiou o desenvolvimento das discentes que têm seus projetos voltados à comunidade quilombola Vidal Martins (Kariane Regina Laurindo, do PPGInfo); aos refugiados (Morena Pereira Porto, do PPGInfo); à descolonização da organização do conhecimento, a partir do olhar de autores latino-americanos (Dirnéle Garcêz, do PGCIN/UFSC); e à organização do conhecimento nos espaços de privação de liberdade (Amábile Costa, do PGCIN/UFSC).
Segundo a professora, a avaliação dos acadêmicos e acadêmicas foi bastante positiva, com elogios à dinâmica que oportunizou o diálogo e o compartilhamento de experiências. "A atitude de oferta desta disciplina foi exemplar e necessária, deveria ser obrigatória", avaliou uma estudante.
A docente ministrante das aulas agradeceu o aceite do colegiado para a disciplina eletiva, uma vez que ela celebra mais uma conquista do PPGInfo, justamente no ano em que seu processo seletivo teve a implantação de uma política de cotas raciais e tendo em vista as ações afirmativas no âmbito dos programas de pós-graduação da Udesc Faed.
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