Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/07/2020-10h15

Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Udesc lança disciplina sobre informação e decolonialidade

Aulas da nova disciplina foram ministradas de forma remota (Imagem: divulgação)
O Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ofereceu nos meses de junho e julho, de forma condensada, a nova disciplina eletiva intitulada "Informação e Decolonialidade".

As aulas foram ministradas de forma remota pela professora Daniella Pizarro e pela doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Franciéle Garcês, que ofereceu dentro da disciplina o curso de relações étnico-raciais na Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Nesta primeira oferta da disciplina se inscreveram bibliotecárias de universidades e institutos federais, mestrandos e mestrandas do PPGInfo e doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“A nova disciplina contribui para uma formação de consciência antirracista, bem como sobre colonialismo, colonialidade, decolonialidade e descolonialidade. Também foram trazidos à tona conceitos básicos sobre racismo, diáspora africana, privilégios de branquitude, mito da democracia racial, legislação que contempla a população negra e por fim, a colonialidade do saber na produção científica na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação”, ressalta a professora Daniella Pizarro.

A disciplina apoiou o desenvolvimento das discentes que têm seus projetos voltados à comunidade quilombola Vidal Martins (Kariane Regina Laurindo, do PPGInfo); aos refugiados (Morena Pereira Porto, do PPGInfo); à descolonização da organização do conhecimento, a partir do olhar de autores latino-americanos (Dirnéle Garcêz, do PGCIN/UFSC); e à organização do conhecimento nos espaços de privação de liberdade (Amábile Costa, do PGCIN/UFSC).

Segundo a professora, a avaliação dos acadêmicos e acadêmicas foi bastante positiva, com elogios à dinâmica que oportunizou o diálogo e o compartilhamento de experiências. "A atitude de oferta desta disciplina foi exemplar e necessária, deveria ser obrigatória", avaliou uma estudante.

A docente ministrante das aulas agradeceu o aceite do colegiado para a disciplina eletiva, uma vez que ela celebra mais uma conquista do PPGInfo, justamente no ano em que seu processo seletivo teve a implantação de uma política de cotas raciais e tendo em vista as ações afirmativas no âmbito dos programas de pós-graduação da Udesc Faed.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h