Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/08/2021-17h48

Programa de Pós-graduação em História da Udesc promove evento sobre raça, liberdade e cultura no Brasil

O Programa de Pós-graduação em História (PPGH), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove nesta quinta-feira, 5, às 19h, a aula inaugural da turma 2021, intitulada O massacre dos libertos: sobre raça e república no Brasil.

A conferência será proferida pelo professor Matheus Gato, do departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que falará sobre raça, liberdade e cultura no Brasil.

“O tema traz uma reflexão central na constituição dos discursos e das práticas acionadas em nome da ordem e do progresso em nossa nação. Munido de uma extensa pesquisa de arquivo, de rigorosa metodologia de análise e de posicionamento ético e político sobre a intersecção entre raça e classe em nossa trajetória intelectual, o palestrante nos convida a refletir sobre os caminhos e descaminhos de nossa trajetória social e política, em especial após o período que denominamos de pós-abolição. As reflexões elaboradas por ele nos convocam a tomar posição sobre as escolhas, lembranças e esquecimentos efetuados na constituição da cultura política republicana no Brasil”, explica o coordenador do PPGH, professor Rogério Rosa Rodrigues.

A aula será transmitida ao vivo pelo Youtube, no canal do PPGH. Acesse aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h