Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/04/2018-17h59

Programa Udesc Sustentável lança selo para setores que adotarem ações de lixo zero

Na Reitoria, quatro setores administrativos já têm o certificado - Foto: Lavínia Kaucz/Secom Udesc
Com os objetivos de reduzir, reutilizar e reciclar para diminuir os impactos ambientais, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou o Selo Setor Lixo Zero, que consiste em incentivar os centros da instituição a aderirem a uma lista de pré-requisitos para diminuir a quantidade de resíduos descartados.

Entre as ações previstas do programa Udesc Sustentável, estão a eliminação de lixeiras individuais e a criação de estação para resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

Os setores da universidade também deverão separar e encaminhar os papéis recicláveis para o almoxarifado central da Udesc ou realizar outra destinação ambientalmente correta, além de eliminar o uso de copos descartáveis no setor, incluindo para visitantes.

A comissão de resíduos de cada centro tem o papel de monitorar regularmente o atendimento aos requisitos mínimos do selo. Se um dos requisitos deixar de ser cumprido, o setor perde o selo e deve passar por capacitação e treinamento.

O coordenador geral de Resíduos do Udesc Sustentável, Gustavo Kogure, observa que essas ações são facilmente aplicáveis: "É basicamente fazer o que fazemos em casa: não temos uma lixeira ou uma geladeira em cada canto da casa". 

Quem já foi certificado

Na Reitoria da Udesc, quatro setores já tiveram o selo aprovado: Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII), Coordenadoria de Contabilidade (Ccon), Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e Gabinete do Reitor.

O primeiro setor externo ao Campus I (Florianópolis) a receber o selo é a Direção de Extensão do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama, que foi uma das unidades de ensino já visitadas em abril pelo professor Leonardo Secchi para difundir a importância do selo.

Secchi, que liderou o processo de implantação do Udesc Sustentável durante sua gestão na Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), também já esteve nos centros de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó, e de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú.

Nesta quinta-feira, 12, o docente continuará o roteiro de divulgação, desta vez no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna.

Metas até 2022

Os pré-requisitos para ganhar o Selo Setor Lixo Zero estão de acordo com o protocolo da Rede de Cooperação Acadêmica Lixo Zero, assinado em fevereiro.

O documento foi protagonizado pela Udesc, com parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e do Instituto Lixo Zero, e estabelece as metas iniciais do programa em cada instituição de ensino até 2022. 

A iniciativa surgiu durante a abertura da Semana Lixo Zero Udesc, em outubro de 2017, com a percepção da importância das instituições de ensino superior buscarem soluções sustentáveis reais para um mundo lixo zero.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial e com o técnico universitário Gustavo Kogure pelo e-mail gustavo.kogure@udesc.br e telefone (48) 3664-8079.  

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h