Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/09/2017-16h10

Programas de pós-graduação em Educação e História da Udesc Faed sobem para 5 na avaliação da Capes



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta quarta-feira, 20, o resultado da Avaliação Quadrienal 2017 dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Os cursos de pós-graduação em Educação (PPGE) e em História (PPGH) do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) subiram de conceito na avaliação, conquistando nota 5, em uma escala que vai de 1 a 7.

O diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Udesc Faed, professor Emerson César de Campos, comemorou a dupla conquista e destacou o crescimento qualitativo dos programas, que foram criados há dez anos. “Como centro de Ciências Humanas, que se caracteriza pelas dificuldades na obtenção de recursos para a sustentabilidade dos programas, consideramos extremamente importante esta conquista”, exaltou.

Para a coordenadora do PPGE, professora Ademilde Silveira Sartori, a melhoria na avaliação é resultado da dedicação do corpo docente e do crescente número de pessoas interessadas na pós-graduação. “As linhas de pesquisa do programa são pertinentes para quem atua na Educação básica e também estão concatenadas com a contemporaneidade”, ressalta. A coordenadora também destacou as parcerias e projetos nacionais e internacionais que dão visibilidade ao programa, bem como a consistência e a coerência das pesquisas com as linhas oferecidas, e enfatizou que o objetivo será subir a nota para 6 na avaliação do próximo quadriênio.

A coordenadora do programa de pós-graduação em História, professora Cristiani Bereta da Silva, atribuiu a melhoria na avaliação à dedicação do grupo forte, colaborativo e consolidado que integra o programa. “Realizamos periodicamente reuniões de planejamento, com metas visando a melhoria constante do programa, melhoramos as publicações, a revista Tempo e Argumento subiu para estrato A2, e o corpo docente alcançou quesito máximo em todos os itens avaliados”, salienta. A coordenadora destacou que o programa tem todos os requisitos para subir para nota 6 na próxima avaliação da Capes.

As coordenações destacaram o apoio das direções da Faed e da gestão da Udesc para a qualificação dos programas.

Mestrados profissionais da Udesc Faed mantiveram notas

Os dois mestrados profissionais da Udesc Faed também foram avaliados e mantiveram as notas da última avaliação. O Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan) manteve o conceito 4, e o Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) permaneceu com nota 3.

Saiba mais:

20/09/2017 - Avaliação da Capes eleva conceito de seis programas de pós-graduação da Udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h