Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/05/2023-17h33

Projeto cultural da Udesc Esag leva dança circular a escolas públicas de Santa Catarina

Roda de dança circular com estudantes de escola pública em Biguaçu

Fortalecer a cultura popular, em especial dos povos e comunidades tradicionais, é um dos objetivos do Udesc Circular, projeto da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que promove rodas de danças circulares. Duas escolas públicas parceiras, uma em Biguaçu, na Grande Florianópolis, e outra em Rio do Campo, no Alto Vale do Itajaí, já começaram a receber as atividades da fase piloto do projeto, todas gratuitas.

O Udesc Circular é um projeto cultural do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ivoneti Ramos, o potencial de benefícios que as atividades trazem aos participantes vão além da valorização da cultura.

“A dança circular está entre as 29 Práticas Integrativas Complementares (PICs) oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a coordenadora, que também é focalizadora de dança circular. “Traz benefícios como consciência corporal, serenidade e melhora da concentração, além de propiciar conhecimento de outras culturas e respeito às diversidades”.

Fase piloto

Nesta primeira fase, as atividades são ministradas pelas professoras e focalizadoras Ivoneti Ramos e Mariza Taguada (também contadora de histórias). Os participantes são professores, gestores e alunos das escolas parceiras e da própria Udesc Esag. A ideia é que as ações do projeto também ajudem a proporcionar desenvolvimento pedagógico e formação cidadã.

A Escola Básica Municipal Professora Olga de Andrade Borgonovo, de Biguaçu (SC), foi a primeira a receber as atividades da fase piloto do projeto, nos dias 15 e 18 de maio. As rodas de dança tiveram cerca de 40 participantes, entre gestores, professores e estudantes. Uma segunda atividade foi realizada no último sábado, 20, na Udesc Esag, em Florianópolis.

As próximas ações do projeto estão previstas para os dias 2 e 3 de junho, na Escola de Educação Básica Doutor Fernando Ferreira de Mello, em Rio do Campo (SC). Serão realizadas oficinas sobre aspectos introdutórios da dança popular e sobre a interrelação entre a dança circular e a cultura popular, com gestores e professores da escola.

Apoio

O projeto foi selecionado pelo edital Campus de Cultura 2023-2024 e recebe recursos do Programa de Apoio à Cultura (Procult) da Udesc, ligado à Coordenadoria de Cultura (CCult) da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade.

Também conta com a parceria e de programas de extensão universitária como Esag Kids e Esag Sênior (da Udesc Esag), Saúde e Equilíbrio (Udesc Oeste) e Ceart Colaborativo (Udesc Ceart), além do projeto de ensino Estratégias de Aprendizagem Baseadas na Neurociência (também da Udesc Esag) e do Orienta Esag, serviço de apoio aos estudantes.

Fora da universidade, além das instituições de ensino parceiras, o projeto tem o apoio da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem).

Saiba mais sobre o projeto no Instagram @udesc.circular.esag.

Mais informações podem ser obtidas também em udesc.br/esag/cultura/circular ou pelo e-mail udesc.circular.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Roda de dança circular com estudantes de escola pública em Biguaçu (SC)
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h