Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/11/2017-14h35

Projeto da Udesc fica em primeiro no Prêmio Patrimônio Material e Imaterial do Edital Elisabete Anderle

O projeto prevê a documentação, conservação e acessibilidade do acervo documental da Irmandade do Divino Espírito Santo (Foto: Divulgação IDES-SC)
O projeto intitulado “Mais de dois séculos de História: procedimentos técnicos para salvaguarda do acervo documental da Irmandade do Divino Espírito Santo”, resultado de uma parceria entre o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH), órgão suplementar do Centro de Ciências Humanas da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), foi selecionado em primeiro lugar no Prêmio Patrimônio Material e Imaterial do Edital Elisabete Anderle 2017.

O projeto, que conquistou a primeira colocação no segmento Patrimônio Material Móvel e Integrado, foi contemplado com 20 mil reais.

A Irmandade do Divino Espírito Santo, uma das proponentes, é uma instituição de longa trajetória no estado de Santa Catarina. Organização filantrópica, assistencial e sem fins lucrativos, com 244 anos e um vasto acervo com mais de dois séculos de documentação de extrema importância para a história do município de Florianópolis e também do estado de Santa Catarina. O Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas apresenta os conhecimentos técnicos referentes ao tratamento e documentação de acervos.

O projeto, que teve contrato assinado no início de setembro, prevê a realização de procedimentos técnicos para documentação, conservação e acessibilidade do acervo documental da Irmandade do Divino Espírito Santo. O produto final será subdividido em: organização do acervo documental e disponibilização para consulta; exposição, elaborada a partir do acervo documentado, tendo como fio condutor a história da instituição; e palestra aberta à comunidade para apresentação dos resultados.

A equipe técnica do projeto será constituída: pela professora Silvia Maria de Fávero Arend, historiadora e docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Udesc; pela museóloga e doutoranda do programa, Elisangela da Silva Machieski, ambas vinculadas ao Laboratório de Relações de Gênero e Família (Labgef); pela bibliotecária do IDCH, Iraci Borszcz; pela professora Fernanda de Sales, docente do departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação e coordenadora do IDCH.

A equipe contará ainda com a colaboração da psicóloga Schirley Silveira e dos estagiários Bárbara Carvalho, Kátia Martins e Mateus Vieira. O início dos trabalhos deve ocorrer ainda em novembro e a previsão para conclusão é de doze meses.

Sobre o Edital Elisabete Anderle

O Edital Elisabete Anderle, publicado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), é uma das principais ferramentas de estímulo e fomento à cultura no estado de Santa Catarina. No ano de 2017, quarta edição do edital, foram 1803 projetos inscritos, e 175 contemplados.

Mais informações na página do edital.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512    

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h