Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/11/2021-14h32

Projeto de Extensão da Udesc Faed promove exposição Alteridades no Instituto de Psiquiatria de SC

O projeto de Extensão Arquivos Marginais, vinculado ao departamento de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará em 8 de novembro, às 9h, a abertura da Exposição Alteridades, sediada no Instituto de Psiquiatria do Estado de Santa Catarina (IPq-SC).

A mostra ficará exposta no Centro de Documentação e Pesquisa do Hospital Colônia Santana (Cedope/HCS/IPq-SC), espaço criado em novembro de 2011 com o objetivo de apoiar a instituição na salvaguarda de documentos e objetos que ajudam a contar sua história e da psiquiatria no estado de Santa Catarina.

A criação do Cedope é resultado de uma parceria entre o Instituto de Psiquiatria e o projeto Arquivos Marginais, da Udesc Faed. Em 2021 o Cedope e o projeto Arquivos Marginais completam 10 anos, juntamente com os 80 anos do Hospital Colônia Santana e Instituto de Psiquiatria do Estado de Santa Catarina.

Para marcar as comemorações a exposição Alteridades apresentará vestígios das trajetórias de indivíduos que passaram pelo Hospital Colônia Santana. São fotografias e histórias contadas a partir do acervo do Cedope, entre 1960 e os dias atuais.

“As imagens ressignificam o hospital, tornando o expectador parte de um movimento maior que transcende o individual”, explica a professora Viviane Trindade Borges, coordenadora do projeto Arquivos Marginais e da exposição.

A exposição poderá ser visitada a partir de 8 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 15h às 17h, no Cedope, junto ao Hospital Colônia Santana (Avenida Engelberto Koerich, 947, Colônia Santana, São José-SC).

Projeto Arquivos Marginais

O projeto Arquivos Marginais é uma plataforma de ações de extensão que atua na salvaguarda e difusão de acervos de instituições de isolamento social. Mais informações sobre o projeto no Instagram @arquivosmarginais_

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h