Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/06/2025-08h23

Segunda etapa do Jiudesc 2025 inicia com participação de 1.100 atletas

Abertura teve anúncio de novidades para o esporte universitário

Marco Possamai foi o responsável pelo acendimento da tocha olímpica na cerimônia de abertura. Foto: Tássia Becker Alexandre/Secom Udesc
Após as disputas de natação, atletismo e tênis de campo, realizadas no dia 8, em Florianópolis, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deu início nesta quinta-feira, 19 de junho, à segunda etapa d os Jogos Internos da Udesc (Jiudesc) em 2025. A competição acontece no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau, com participação de 1.100 estudantes, além de professores e técnicos dos 13 centros de ensino da instituição.

Até domingo, 22, os atletas disputam medalhas e troféus em o utras 14 modalidades esportivas: badminton, basquete, basquete 3x3, beach tennis, cheerleading, futebol society, futvôlei, futsal, e-sports (EA Sports FC 25, LoL e CS), handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Dentre as atletas que competirá no futebol de salão está a estudante de Pedagogia da Udesc Cead, Natália Lobato. Ela conta que a delegação do centro de ensino este ano está maior, mas que espera que mais alunos participem em 2026 para que possa jogar também no handebol. “É muita alegria ver as pessoas aqui, e a gente espera que venham mais nos próximos anos”, salienta.

Quem também está escalado para esta edição é o acadêmico de Geografia da Udesc Faed, Alexandre Calazans Campos, que participa pela segunda vez dos Jogos no basquete. “Esse ano a gente treinou bastante, acho que mais que o ano passado. Então, as nossas expectativas estão altas”, destaca.

O aluno de Engenharia de Pesca da Udesc Laguna, João Vitor Rosa da Silva, também está entusiasmado com a competição. “A gente já tem um grupo que vem treinando junto há bastante tempo. Bastante gente que já participava, o que é muito legal. Então a expectativa é grande. E a gente espera que saia com a medalha daqui”, conta.

Já o aluno de Fisioterapia da Udesc Cefid, Gabriel Golle Eitelwein, diz vir em busca do campeonato novamente. “Eu espero que o Cefid possa fazer grandes jogos, sempre com lealdade, com respeito, mas que a gente possa sair com grandes resultados e, se Deus quiser, campeão”, ressalta.

Além dos estudantes, professores e técnicos também têm expectativas para a competição - na torcida pelos times ou para que o evento transcorra com sucesso. Este é o caso da coordenadora de eventos da Udesc, Isadora da Silveira, responsável pelos Jogos. A técnica relata que a equipe organizadora trabalhou por meses para tornar o Jiudesc o melhor possível para os participantes.

“O Jiudesc é uma experiência única de integração, de conexão, de viver o espírito do esporte universitário de verdade. E a gente espera que os atletas tenham o maior proveito possível e que isso fique marcado com certeza na sua memória para o resto da vida”, completa Isadora.

Acompanhe a transmissão ao vivo dos Jogos no canal da Udesc no YouTube.

Cerimônia de abertura

O evento oficial de abertura do Jiudesc 2025 foi realizado na noite desta quarta-feira, 18, também no Complexo Esportivo do Sesi. A cerimônia foi marcada por alegria, emoção, competição entre as equipes e novidades para as próximas edições.

A solenidade teve início com os desfiles das delegações e juramentos dos atletas e árbitros, além de entrega da medalha de honra ao professor da Udesc Paulo Henrique Xavier de Souza, por sua dedicação e contribuição ao esporte universitário.

O campão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025 no tênis de mesa, o acadêmico da Udesc Alto Vale Marco Possamai, foi o escolhido para fazer o acendimento da tocha olímpica. A noite ainda teve a apresentação da banda da Escola Básica Municipal (EBM) Duque de Caxias, de Blumenau, que tocou e dançou canções tradicionais na cultura alemã.

A vice-reitora e reitora em exercício da Udesc, Clerilei Bier, finalizou as celebrações com a declaração de abertura dos jogos. Durante a fala, a gestora ressaltou a importância do esporte para a integração e desenvolvimento dos estudantes e contou três novidades: a proposta da criação da Política de Esportes e a criação da Bolsa Atleta, que tramitam nos conselhos da universidade, e a criação do Jiudesc Praia em 2026.

O encerramento do s Jogos será no domingo, 22, quando serão anunciados os vencedores gerais dos Jogos. Confira a programação completa.

Esporte e integração

O Jiudesc 2025 é organizado pela Proex por meio da Coordenadoria de Eventos (Ceven). O objetivo é promover o intercâmbio social e esportivo entre os estudantes, estimulando a prática esportiva como instrumento de formação pessoal, promoção da saúde, lazer e integração.

As competições também servem como base para a seleção de atletas que representarão a Udesc em eventos regionais e nacionais, como os Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) e os JUBs.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ceven.reitoria@udesc.br.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Tássia Becker Alexandre/Secom Udesc
  • Delegações dos centros no desfile de abertura. Foto: Tássia Becker Alexandre/Secom Udesc
  • Banda da escola Duque de Caxias. Foto: Tássia Becker Alexandre/Secom Udesc
  • Parte da equipe organizadora. Foto: Tássia Becker Alexandre/Secom Udesc
  • Clerilei Bier durante fala de abertura. Foto: Tássia Becker Alexandre/Secom Udesc
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h