Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/03/2023-14h38

Seminário da Udesc que aborda gestão de riscos e prevenção de desastres define tema

Evento ocorrerá em novembro - Arte e Fotos: Div.
A terceira edição do Seminário Catarinense em Gestão de Riscos e Prevenção a Desastres (SCGRPD), iniciativa anual da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abordará o tema "Tecnologia para a Prevenção e Resiliência em Desastres".

A definição ocorreu em reunião do Grupo Coordenado em Gestão de Risco e Desastres (Ceped), que é responsável pelo evento na universidade. Primeiro do ano, o encontro da equipe foi no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, na última quinta-feira, 16.

A Udesc Lages foi confirmada como sede da terceira edição do seminário, prevista para acontecer em 22 e 23 de novembro.

Fórum internacional

Devido à participação crescente de universidades estrangeiras nas duas edições anteriores, a organização também decidiu ampliar o escopo do evento, com a promoção simultânea do 1º Fórum Internacional de Universidades Parceiras na Prevenção de Riscos e Desastres. A intenção é promover a integração com outros países, em especial da América Latina.

Além de integrantes do Ceped, dentre eles o coordenador-geral, Felipe Kich Gontijo, as atividades em Lages contaram com a presença do pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, e do coordenador de Extensão, Eduardo Jara.

O grupo reuniu-se com gestores e docentes da Udesc Lages, incluindo o diretor-geral, André Thaler Neto, e o diretor de Extensão, Rodrigo Figueiredo Terezo, e visitou auditórios do campus e o espaço Orion Parque, centro de inovação e coworking em Lages.

Além do planejamento da terceira edição do seminário, a equipe do Ceped debateu ações para 2023, dentre elas a participação na próxima operação do Núcleo Extensionista Rondon (NER/Udesc), e maior aproximação com o Ceped do Paraná.

Aniversário

A confirmação do 3º SCGRPD no campus contou com o entusiasmo da direção da Udesc Lages, centro de ensino que comemora 50 anos de existência em 2023.

O coordenador do Ceped, Felipe Kich Gontijo, destaca que a unidade é uma sede particularmente adequada para a realização do evento, pois "conta com cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Agronomia, que têm afinidade com o tema Gestão de Riscos e Prevenção à Desastres".

Dois docentes da Udesc Lages que integram o comitê do Ceped - Raquel Valério de Souza, do Departamento de Engenharia Ambiental, e Veraldo Liesenberg, do Departamento de Engenharia Florestal - atuarão na mobilização da comunidade acadêmica do centro. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento ocorrerá em novembro
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h