Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Humanas e da Educação

Notícia

11/12/2019-17h31

Seminário Residência Pedagógica evidencia articulação entre Udesc e educação básica

 
Evento reuniu estudantes, professores e gestores da Udesc e de escolas parceiras, e autoridades das redes municipal e estadual (Fotos: Carol Hommerding/Ascom/Udesc/Faed)
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoveu nesta terça-feira, 10, a segunda edição do Seminário Residência Pedagógica.

O evento reuniu gestores da Udesc e das escolas integrantes do projeto, autoridades dos sistemas e redes de ensino, estudantes residentes e docentes coordenadores e preceptores.

Durante o seminário os estudantes das licenciaturas dos cursos de Pedagogia e de Geografia que participaram do programa no último ano relataram as experiências e vivências nas escolas de educação básica que acolheram o programa.

Os docentes preceptores avaliaram a presença dos estudantes nas instituições e ressaltaram o Residência Pedagógica como um dos protagonistas na relação entre educação básica e educação superior. A organização do evento prestou homenagens às escolas e aos professores parceiros das atividades.

O professor Lourival José Martins Filho, coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica na Udesc, ressaltou o papel da universidade como parceira da educação básica na formação docente inicial e continuada. “Vivemos um momento intenso e real da articulação ensino, pesquisa e extensão com vistas à permanente parceria entre a universidade e a educação básica”, ressaltou o coordenador.

O Seminário contou com a presença da Pró-reitora de Ensino da Udesc, professora Soraia Tonon da Luz; do gerente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Educação, professor Marcos Roberto Rosa; do Secretário Municipal de Educação de Florianópolis, professor Maurício Fernandes Pereira; da diretora geral da Udesc Faed, professora Julice Dias; entre outros representantes de escolas, coordenadores de laboratórios, chefes de departamento e de gerências de Educação.

Sobre o Programa

O Programa de Residência Pedagógica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC