Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/12/2019-14h22

Tese de doutorado em Administração na Udesc Esag aborda constituição da pós-graduação na área

Formação da elite dirigente da Anpad foi o foco da tese de doutorado  - Foto: Divulgação/Anpad 
O Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa nesta terça-feira, 10, às 9h. Daniel Ouriques Caminha defenderá a tese “A constituição da pós-graduação stricto sensu em Administração no Brasil como campo heterônomo: um estudo sociológico no âmbito da elite dirigente da Anpad”. A pesquisa foi orientada pelos professores Simone Ghisi Feuerschütte e Nério Amboni.

A apresentação da tese, resultando da pesquisa realizada ao longo do doutorado, será feita perante a banca examinadora na Sala 08 do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da universidade no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Autonomia

O pesquisador investigou a institucionalização dos mestrados e doutorados em Administração no Brasil, surgidos a partir da década de 1960. O foco do estudo foi a formação da elite dirigente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (Anpad). A tese argumenta que a formação desta elite tornou a área heterônoma (o oposto de autônoma) em relação a outros campos sociais, como o político e o econômico.

O estudo conclui que os membros da elite dirigente da área de pós-graduação em Administração no Brasil ocupam posições em vários campos distintos (acadêmico, econômico e político). Assim acumulam capitais variados, assumem posições e atuam em lógicas que consideram várias dimensões e adquirem notabilidade por meio de várias instâncias – e não apenas o prestígio acadêmico.

Defesas públicas

As defesas dos trabalhos finais de doutorado (teses), resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, são feitas perante uma banca examinadora de professores da Udesc e externos. A aprovação da tese pela banca é necessária para obtenção do título de doutor. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encontro da Anpad em 2017
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h