Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/08/2021-12h49

Udesc abre inscrições para curso EAD de Especialização em Educação Inclusiva

Curso de pós-graduação é voltado a profissionais que atuam na área da educação básica - Arte: Divulgação
Até 27 de agosto, estarão abertas as inscrições para nova edição do curso de Especialização em Educação Inclusiva, que será oferecido pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Acesse o site de inscrição e o edital de seleção.

Gratuita, a pós-graduação EAD terá cinco turmas, com 30 vagas cada, nos seguintes polos de apoio presencial: Chapecó, Itapema, Pouso Redondo, Tubarão e Videira.

A formação é voltada a pessoas que tenham concluído curso de graduação até a data final do período de inscrição e que estejam atuando na educação básica.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas por meio de formulário eletrônico, conforme as orientações do edital. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um polo de apoio presencial. 

Processo seletivo especial

Os aprovados serão definidos seguindo um processo seletivo especial, sem aplicação de prova e com a classificação dos candidatos conforme os critérios de pontuação do edital, respeitando a opção de polo.   

A pré-homologação das inscrições será publicada a partir de 1 de setembro e o resultado final será divulgado em 13 de setembro. Os classificados deverão efetuar matrícula entre 20 e 22 de setembro.

Período noturno

Com duração de três semestres e início em 27 de setembro, a especialização terá atividades a distância, com aulas pela plataforma Moodle, e presenciais, em momentos pontuais. Os encontros síncronos e presenciais ocorrerão no período noturno.

Os estudantes poderão utilizar a estrutura dos polos de apoio presencial, com infraestrutura técnica e pedagógica, laboratório de computação e biblioteca, para atividades presenciais e como base de apoio para estudos durante todo o curso.

Os polos são mantidos pela Udesc em parceria com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Sobre o curso

A Especialização em Educação Inclusiva tem como objetivo geral "promover práticas escolares no acolhimento às variações humanas numa interface com as políticas públicas e os direitos humanos".

São duas linhas de pesquisa: Educação Inclusiva e Gestão; e Educação Inclusiva e Práticas Pedagógicas.

A primeira linha é indicada para o público que trabalha em empresas ou com gestão de ensino, como secretarias de Educação e escolas. Já a segunda opção é destinada aos profissionais que pretendem trabalhar com a parte prática do ensino em sala de aula.

A especialização pretende mostrar uma perspectiva mais ampla da inclusão no ambiente escolar, abordando situações de educação especial e questões de gênero, raciais, regionais e culturais e ligadas a pessoas com limitações físicas ou sensoriais.

Mais informações

Mais informações sobre a Especialização em Educação Inclusiva podem ser obtidas pelo e-mail ccedin.cead@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso de pós-graduação é voltado a profissionais da educação básica
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h