Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/07/2020-18h26

Udesc Ceart lança vídeo da edição do FIK 2020

Festival aconteceu de 8 a 12 de fevereiro de 2020 e contou com a participação de 5 mil pessoas

Arte: LabDesign/Ceart
Essa semana o Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler, o FIK 2020, completou 5 meses de sua edição, o último grande evento do Centro de Artes (Ceart) da Udesc que aconteceu antes da pandemia no novo Coronavirus, entre os dias 8 e 12 de fevereiro de 2020.

O evento, que neste ano chegou à segunda edição, teve a participação de pelo menos 5 mil pessoas, entre jovens, adultos e crianças. Foram cinco dias de muita música, teatro, moda, artes visuais, por meio de oficinas, feiras, seminários, debates, rodas de conversa, shows, entre tantos outros. Totalizando mais de 150 atividades que aconteceram no Ceart e arredores: ao ar livre e nos espaços internos, socializando a cultura e a arte, fomentando a produção cultural de Florianópolis e região. 

Como registro dessa grande celebração da arte e da cultura, nesta sexta-feira (10), o Ceart publicou um vídeo do evento, que está disponível no canal do YouTube do centro. Nele está contida cenas fazem uma retrospectiva de todo o festival, além de contar com entrevistas como a da coordenadora geral do evento, a diretora-geral do Ceart Cristina Rosa, da superintendente da Fundação Franklin Cascaes Roseli Pereira e de artistas participantes, como as argentinas Anali Chanquia e Vanessa Galdino, que fizeram o mural grafite do centro, e a artista plástica espanhola Vilma Villaverde, que na ocasião do FIK, pela primeira vez produziu uma obra na América, como conta no vídeo.

“Ao pensar no Festival nós tínhamos dois compromissos, o primeiro era de ampliar o diálogo do Centro de Artes com a comunidade, e o outro apresentar um pouco do que é produzido no campus e que a comunidade não conhece. Sendo também um local de intercâmbio cultural entre alunos, artistas, profissionais da área de cultura, moradores da região e também turistas”, destaca Cristina.

O evento, que é bianual, está previsto para 2022 chegar a sua terceira edição. 

Confira o vídeo:



O homenageado do FIK

Desenhista, pintor, ceramista, escultor e professor de artes visuais, José Luiz Kinceler (1960-2015) tem homenagem especial com o festival recebendo o seu nome. Graduado em arquitetura e urbanismo pela UFSC (1984) e com doutorado em escultura na Universidad del País Vasco (2001), fez pós-doutorado em Arte Pública pela UFF-RJ (2010). Como professor atuou nos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc Ceart. Sua trajetória como artista teve como marca a ênfase em arte relacional em sua forma complexa, arte pública de novo gênero e processos criativos emergentes.

Natural de Curitiba (PR), morreu em junho de 2015 em Florianópolis, aos 54 anos, em decorrência de um AVC. Um dos pioneiros das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), o nome dele também está fortemente ligado à formação de alunos nas décadas de 1980 e 1990 em aulas de escultura em cerâmica e bronze. Nome significativo da chamada Geração 80, integrou os emblemáticos grupos Nha-Ú e o Artmosfera. Seu currículo aponta exposições coletivas e individuais em Santa Catarina, no Brasil, nos Estados Unidos e na Argentina. Em 1996, criou o Monumento Integração Conesul, instalado no jardim do CIC, em Florianópolis.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Heloíse Guesser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h