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Centro de Ciências Humanas e da Educação

Notícia

10/09/2021-15h11

Udesc contribui para diagnóstico do EAD em universidades da Abruem

 
Universidades estaduais são protagonistas na interiorização das ofertas EaD - Arte: Divulgação
Representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram da elaboração de um diagnóstico sobre a atuação das instituições de ensino superior estaduais na modalidade de educação a distância por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O estudo foi publicado pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) na última semana. Acesse a versão digital do documento no site da associação.

Com 25 páginas, o relatório "Abruem: Uma análise sobre a atuação das universidades estaduais na modalidade de educação à distância - Ofertas e perspectivas da rede no sistema Universidade Aberta do Brasil" foi desenvolvido pela Câmara de Educação a Distância, que é presidida pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta.

Entre as autoras do trabalho, está a professora Carmem Maria Cipriani, do Centro de Educação a Distância (Cead), que é secretária da câmara, além de Ilka Márcia Ribeiro (Uema), Maria Aparecida Knüppel (Unicentro) e Tânia Moura (Uneb).

O documento é dividido em três capítulos: "O contexto da Educação Superior"; "Organização em rede - parceria Abruem e Sistema UAB"; e "Perspectivas para a Educação a Distância".

Número de vagas

O diagnóstico reflete o número de vagas das universidades vinculadas à Abruem com fomento da UAB. Ele integra, sistematiza e interpreta informações sobre o sistema e o contexto das instituições que dele participam.

Entre as análises apresentadas, estão o cenário da questão sanitária e os impactos nas universidades brasileiras; a modalidade de educação a distância no Brasil, fortemente ocupada pelas instituições de ensino superior privadas; e a importância da definição estratégica do governo federal para o fortalecimento de qualificação das ofertas na modalidade.

A análise dos dados demonstrou a oferta significativa no número de cursos e vagas disponibilizados pelas universidades estaduais. Esses números são responsáveis, em grande medida, pela interiorização das ofertas EAD nas universidades estaduais e municipais.

Entre as filiadas da Abruem, 30 universidades estaduais (ativas) integram o sistema UAB: três da Região Centro-Oeste, 13 da Região Nordeste, três da Região Norte, quatro da Região Sudeste e sete da Região Sul.

Ao todo, 108 universidades compõem o Sistema UAB, e a Abruem responde por aproximadamente 28% das ofertas da UAB. Apenas em 2021, as universidades filiadas à associação ofertaram 155 cursos, beneficiando 40.821 alunos.

Desafios

O relatório destaca que a educação a distância compartilha os desafios mais amplos que o Brasil enfrenta e tem papel preponderante na recuperação do País. "Essa situação exige esforços redobrados e contínuos, com os recursos necessários para elevar a qualidade e a equidade do atendimento à formação de pessoas, juntamente com medidas imediatas para mitigar os efeitos da crise que passamos", afirmam as autoras.

O estudo explica que a pandemia de Covid-19 trouxe uma série de desafios e preocupações, requerendo, no âmbito da educação, um esforço significativo de todos – professores, estudantes, gestores e familiares.

Segundo o documento, "a crise sanitária e a necessidade da continuidade das aulas mesmo em tempos de isolamento social trouxe, de forma mais rápida do que previsto, a educação para territórios diferenciados, mostrando que educação híbrida, presencial ou virtual tem como missão produzir conhecimento como forma de superação da própria crise".

Mais informações podem ser obtidas no site www.abruem.org.br.  

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