Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/08/2021-19h07

Udesc é anfitriã do 5º Congresso Brasileiro de Alfabetização que inicia nesta quarta

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é parceira da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf) na realização da quinta edição do Congresso Brasileiro de Alfabetização - Conbalf, que inicia nesta quarta-feira, 18, e segue até sexta-feira, 20, de forma online.

O Congresso é organizado em parceria com 20 universidades de todas as regiões do Brasil, sendo a Udesc a anfitriã desta edição, que tem como tema “Alfabetização: políticas, práticas e resistências”.

A organização do evento lançou a música tema do evento com os destaques da programação: ouça aqui

Nesta edição do congresso serão apresentados 374 trabalhos divididos em 10 eixos temáticos, sendo que o eixo “Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas” contará com 86 trabalhos, revelando a urgência da discussão em tempos de isolamento social e no pós-pandemia.

A cerimônia de abertura contará com a participação de autoridades nacionais, estaduais e municipais, bem como o reitor da Udesc, professor Dilmar Baretta, a direção geral do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc, departamento de Pedagogia, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e integrantes do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (Nape), que acolhe a Abalf em Santa Catarina.

Para o professor Lourival José Martins Filho, presidente da Abalf na gestão 2020-2021, as discussões e propostas relacionadas ao campo da alfabetização necessitam cada vez mais ocupar lugar de destaque no cenário acadêmico, educacional e político no Brasil consolidando-se em pesquisas, em ações políticas e pedagógicas, na produção de conhecimento e alternativas para a inclusão dos cidadãos no universo da cultura escrita. “A Udesc Faed integra este movimento pela expressiva participação nesta edição do congresso”, destaca.

“Com passos firmes e comprometida com o que será construído e (re)significado nas práticas reais da sala de aula e nas reflexões científicas  pelas pesquisas no campo da alfabetização, a Abalf em parceria com mais 20 universidades e na articulação desta edição no âmbito da Udesc, apresenta o seu 5º Congresso Brasileiro de Alfabetização, com o tema  terá como tema “Alfabetização: políticas, práticas e resistências”, portanto, o compromisso de todas e todos que o compõem não é pequeno com o presente, mas é ainda maior com o futuro”, ressalta a vice-presidente da associação, Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes.

A programação completa do congresso pode ser acessada no site da Abalf: acesse aqui.

As atividades serão transmitidas pelo canal da Abalf no Youtube: acesse aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h