Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/05/2023-10h17

Udesc e universidades catarinenses realizam atividade integrada na pós-graduação em Educação

Doutorando em Educação da Udesc Faed, Marco Cesar Krüger da Silva, participou as atividades de socialização
Mestrandos e doutorandos em Educação, juntamente com professores e pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade da Região de Joinille (Univille), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal Catarinense (IFC), participaram em maio de uma atividade integrada com o objetivo de socializar pesquisas em educação realizadas por pesquisadores das referidas instituções.

As atividades foram realizadas entre 8 e 15 de maio, por meio da disciplina "Produção textual: teses e dissertações". A professora Rosana Mara Koerner, doutora em Linguística Aplicada e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univille, socializou as investigações decorrentes do Projeto Ações de letramento no trabalho e na formação docente em contextos educativos.

Já a pesquisadora Marilane Maria Wolff Paim, doutora em Educação e professora dos programas de pós-graduação em Educação da UFFS e do IFC socializou as investigações decorrentes do projeto Alfabetizar Formando e Formar Alfabetizando - Um Estudo do Projeto de Educação de Jovens e Adultos.

O professor Lourival José Martins Filho, docente do Programa de Pós-Graduação em  Educação da Udesc, socializou as investigações decorrentes do Projeto Poçíticas Públicas de Alfabetização: contrextos e finalidades.

A atividade possibilitou a divulgação de pesquisas e projetos dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de pesquisa Leituras e Escritas em Práticas Educativas (Univille); Laboratório e Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente (Nape/Udesc); Educação, Formação Docente e Processos Educativos (UFFS/IFC).

Para o professor Marco Cesar Krüger da Silva, da rede municipal de ensino de Florianópolis e doutorando em Educação do PPGE da Udesc, estes momentos de integração de diferentes programas de pós-graduação são geradores de aprendizagem e trocas de experiências no exercício de pesquisar em educação. Atualmente o doutorando está realizando a investigação sobre programas de formação continuada para professoras e professores alfabetizadores das redes de ensino públicas municipais do Brasil e de Moçambique, com ênfases nas cidades de Florianópolis e Maputo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h