Delegação da Udesc teve participação de 68 alunos. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concluiu sua participação na edição de 2025 dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia) com premiações em seis modalidades esportivas: surf, skate, beach tennis, aquathlon e cross training.
Realizado entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba, o evento reuniu mais de dois mil atletas de todo o país. A delegação da Udesc foi composta por 68 estudantes de oito centros de ensino: Udesc Alto Vale, Udesc Ceart, Udesc Cefid, Udesc Esag, Udesc Lages, Udesc Laguna, Udesc Joinville e Udesc Oeste.
Entre os principais resultados, a universidade garantiu o 1º lugar por categoria no surf feminino e no skate masculino, além de conquistar o 2º lugar no aquathlon masculino e o 3º lugar no cross training feminino.
Os atletas também se destacaram individualmente: Kauan Dias Simões, com a 1ª colocação no skate mini ramp masculino; Sofia Rocha de Faria, com a 2ª posição no surf shortboard feminino; Luiz Felipe Philipowski, com o 2º lugar no aquathlon masculino; Lara Sambaquy de Castro e Maya Rissuta Brunieri, com a 2ª colocação no beach tennis feminino; Leticia Scotti Klettenberg, com o 3º lugar no skate mini ramp feminino; Luana Beatriz Sassi e Lucas Pires Fraga Bittencourt, com o 3º lugar no cross training misto.
A Udesc contou, ainda, com representantes nas disputas de águas abertas, basquetebol 3x3, beach handebol, beach soccer, futmesa e futevôlei. A participação foi organizada pela Coordenadoria de Eventos (Ceven), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), com apoio dos centros de ensino da Udesc. Confira os boletins do JUBs Praia 2025 na
página do evento.
Alegria e orgulho pela participação
Para os membros da delegação da Udesc nos Jogos, a participação gerou bons resultados dentro e fora das quadras. O estudante do curso de licenciatura em Música, Kauan Dias Simões, relata a alegria em ser o campeão nacional no skate mini ramp masculino. “Eu nunca tinha ganhado um evento assim no nível nacional e é super gratificante poder levar o ouro para casa em nome da Udesc”, conta.
A acadêmica de Fisioterapia Lara de Castro, que conquistou a prata no beach tennis ao lado de Maya Brunieri, destaca a felicidade em participar da competição. “Muito bom trazer essa medalha para Santa Catarina e para nossa universidade. Fiquei muito feliz de participar de um evento tão importante como o JUBs, que permite a visibilidade de atletas universitários nos esportes”.
Para além da medalha, a aluna de Administração Maya Brunieri enfatiza a união com a dupla nos jogos. “Receber o prêmio ao lado da Lara foi simplesmente incrível. Ela é uma parceira que admiro demais. A gente se diverte, dá risada até dos erros, mas sempre jogando com foco na vitória. Conquistar o vice-campeonato do JUBs juntas foi emocionante, um daqueles momentos que ficam guardados no coração para sempre”, afirma.
“A participação foi muito especial. Voltamos não apenas com premiações importantes, mas com aprendizados valiosos que nos mostraram que estamos no caminho certo. E ver nossos estudantes realizando o sonho de competir em nível nacional é a maior prova de que o esporte transforma vidas”, acentua a coordenadora de Eventos, Isadora da Silveira.
O técnico universitário da Ceven, Rafael Alves de Aguiar, que acompanhou a equipe junto com Isadora, pontua ainda a evolução dos estudantes desde a participação no evento em 2024. “Temos a convicção de que o apoio da gestão ao esporte universitário contribui diretamente para essa melhora contínua. Mas, acima dos resultados, o mais importante é a união da delegação, o fortalecimento do vínculo com a instituição e a vivência de experiências e emoções únicas que marcam para sempre a trajetória de cada estudante”, ressalta.
Fomento ao esporte
A participação no JUBs está entre as iniciativas de fomento da Udesc ao esporte. Em agosto, a instituição aprovou a política que regulamenta as atividades esportivas relacionadas à universidade, incluindo os Jogos Internos da Udesc (Jiudesc), competição entre os alunos que revela os talentos para os Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) e os Jogos Brasileiros.
>> Saiba mais sobre a política de fomento ao esporte nesta notícia
Outra novidade é a criação do Jiudesc Praia, que possibilitará disputas entre os alunos da Udesc em novas modalidades. “Durante todos os dias do JUBs Praia 2025, nós, da equipe técnica, estivemos atentos a cada detalhe para apoiar nossos atletas. Quando não estávamos diretamente nesse apoio, já estávamos pensando nos preparativos do Jiudesc Praia, que acontecerá pela primeira vez em 2026”, conta a coordenadora Isadora da Silveira.
Para os estudantes, as ações de incentivo refletem positivamente em suas jornadas na universidade. “O esporte ensina disciplina, resiliência, trabalho em equipe e ainda fortalece o nosso vínculo com a instituição. Estar em competições como o JUBs é uma experiência única: representar a universidade, conhecer gente de diferentes lugares e viver momentos que ficam marcados para sempre”, destaca a medalhista Maya Brunieri.
O campeão Kauan Simões também pontua a importância que a participação e a conquista em eventos nacionais têm para o fomento ao ensino e ao esporte. “Espero que isso ajude, de alguma forma, a trazer a galera do skate para dentro do meio acadêmico. Ter um evento como esse e conquistar o ouro é sempre bom para ajudar a fomentar a cena do esporte, que mudou a minha vida e com certeza tem potencial de mudar a vida de muita gente por aí”, completa.
Mais informações sobre as ações voltadas ao esporte na Udesc podem ser obtidas pelo e-mail
ceven.reitoria@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006