Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/02/2020-11h58

Udesc Esag estabelece cooperação em pesquisa e intercâmbio com ISCSP da Universidade de Lisboa

Parceria levará alunos de Administração Pública da Udesc Esag para  estudar em Portugal - Foto: Divulgação/ISCSP-U.Lisboa
O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa (ULisboa, Portugal), discutiram nesta quarta-feira, 12, os detalhes de um acordo para cooperação em pesquisa e mobilidade acadêmica de professores e estudantes, entre seus cursos de graduação em Administração Pública.

A partir de um convênio mais amplo firmado entre as duas instituições em junho de 2019, os termos desse acordo específico foram fechados em novembro, em Lisboa, durante o 5º Congresso Lusófono de Administração e Gestão. Na ocasião, viajaram a Portugal o chefe do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag, Arnaldo Lima, e os professores Leonardo Secchi e Ana Paula Grillo, que apresentaram trabalhos no Congresso.

Nesta quarta-feira, 12, o coordenador do Curso de Administração Pública da ULisboa – ISCSP, João Ricardo Catarino, esteve na Udesc Esag, em Florianópolis, para uma reunião com a Direção do Centro e o Departamento de Administração Pública, onde foram discutidas ações que integrarão o acordo para cooperação científica e mobilidade acadêmica (intercâmbio para alunos e professores).

Pela Udesc Esag, participaram do encontro o diretor-geral, Éverton Cancelier, os diretores de ensino de graduação, Ana Paula Menezes Pereira, e de Extensão, Daniel Pinheiro, e professores do Departamento de Administração Pública, além de alunos de graduação e pós-graduação.

Ensino e pesquisa

Como consequência do acordo, a Udesc Esag deverá publicar em breve um edital para selecionar dois estudantes do curso de graduação em Administração Pública para intercâmbio na universidade portuguesa. 

Na área de pesquisa, o acordo prevê projetos realizados em conjunto por professores pesquisadores das duas instituições. Dois deles já estão em andamento: “Painel Ibero-americano de Administração Pública e Políticas Públicas” (que também envolve pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP) e “Comprometimento na Administração Pública”. Outros projetos de pesquisa já estão sendo avaliados para integrar o acordo.

FGV

De acordo com o professor Leonardo Secchi, tanto a Udesc Esag quanto a ULisboa – ISCSP mantém acordos bilaterais semelhantes com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp) da FGV, “o que na prática torna este um acordo de cooperação entre as três partes”. No segundo semestre de 2019, a Udesc Esag selecionou sua primeira estudante de graduação em Administração Pública para intercâmbio na FGV-SP.

Mais informações sobre o acordo entre Udesc Esag e ULisboa - ISCSP podem ser obtidas com o Departamento de Administração Pública da Udesc Esag, pelo e-mail ap.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3364-8212.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Acordo levará estudantes de Administração Pública da Udesc Esag para Portugal
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h