Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/10/2019-18h56

Udesc Esag homenageia nesta quinta sua primeira turma de administradores, diplomados há 50 anos

Formatura da primeira turma da Udesc Esag, em dezembro de 1969  - Foto: Arquivo
Já vai meio século que aquele grupo de 38 universitários recebeu seus diplomas de graduação em Administração, em cerimônia de colação de grau no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis. Era a primeira turma formada pela então Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) – uma das unidades fundadoras da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Nesta quinta-feira, 17, às 17h, parte da turma estará de volta à Udesc Esag para receber uma homenagem da antiga escola e interagir com as novas gerações de estudantes. O evento terá participação do Quarteto de Cordas da Udesc e conta com o apoio da Fundação Esag (Fesag).

Os egressos de 1969 serão recebidos no espaço de eventos do centro conhecido como Aquário (por conta das paredes envidraçadas), especialmente preparado para a ocasião. Fotografias da formatura histórica de 1969 cobrirão parte dos vidros e os administradores receberão homenagens pelo aniversário de 50 anos da turma.

Todos convidados

Toda a comunidade acadêmica da Udesc Esag está convidada. A ideia é que alunos e professores de hoje tenham a oportunidade de interagir com os membros da primeira turma, numa troca de experiências entre os administradores do passado, do presente e do futuro.

“Promover eventos que integrem os egressos e os estudantes é uma das formas de criar espaços de diálogo e trocas que fomentem o relacionamento entre esses dois grupos”, explica a diretora de ensino de graduação da Udesc Esag, Ana Paula Menezes Pereira. “Essa rede de relações interpessoais gera impactos relevantes na vida profissional”, conclui.

História

Em dezembro de 1969, a Udesc havia sido instituída legalmente há menos de cinco anos (maio de 1965). Por decreto, o Governo do Estado uniu a Esag a outras duas unidades de ensino superior recém-criadas: a Faculdade de Educação (Faed), também em Florianópolis, e a antiga Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), hoje Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) – Esag e Faed também mudaram de nome, mantendo as antigas siglas.

Uma comissão de implantação da Esag foi constituída no final de 1965. Foi essa comissão que organizou o primeiro vestibular. O resultado foi divulgado em 25 de fevereiro de 1966, com uma lista de 50 alunos. Em maio do mesmo ano, começaram as aulas do curso de Administração, no turno noturno. Dos 50 calouros, 38 se formariam na primeira turma, depois de quatro anos de estudos.

Os graduados de 1969 se tornaram administradores de empresas, de órgãos públicos e de organizações não governamentais, professores da área e até políticos. Até hoje, todos os anos, boa parte do grupo continua comparecendo a encontros de confraternização, sempre na mesma data da colação de grau.

Veja a lista completa de formados na turma de 1969 em udesc.br/esag/egressos/1969.

A Udesc Esag para onde retornarão nesta quinta seus primeiros graduados é diferente da antiga. Mudou de nome, de lugar e de tamanho. O hoje Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) saiu em 1979 da modesta casa na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, para o novo campus universitário no bairro Itacorubi.

O curso pioneiro de Administração ganhou a companhia das graduações em Administração Pública (presencial e a distância) e em Ciências Econômicas, além da pós-graduação em Administração (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado). Aquela turma inicial de 50 estudantes se transformou hoje num centro com mais de 2.200 alunos.

Mais informações

Mais informações sobre o evento de homenagem aos 50 anos da primeira turma da Udesc Esag podem ser obtidos com a Direção de Ensino de Graduação, pelo e-mail deg.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8219.

Serviço:
O QUÊ: Homenagem pelos 50 anos da primeira turma de Administração.
QUANDO: Quinta-feira, 17 de outubro, 17h.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag (Av. Madre Benvenuta, 2007, Florianópolis).
ENTRADA: aberta a toda a comunidade acadêmica.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Formatura da turma de 1969, no TAC
  • Formatura da turma de 1969, no TAC
  • Governador Celso Ramos na formatura da turma de 1969, no TAC
  • Primeira sede da Udesc Esag, no centro de Florianópolis
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h