Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/12/2019-18h35

Udesc Esag reproduz formatura da primeira turma de graduados em Administração, 50 anos depois

Egressos da turma pioneira da Udesc Esag (1969) são homenageados  - Foto: Calito Costa/Ascom/Udesc Esag
Um grupo de 24 dos 38 graduados em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na turma de 1969 teve nesta sexta-feira, 6, uma segunda formatura, simbólica, 50 anos depois da colação de grau original. Eles foram os primeiros diplomados pela então Escola Superior de Administração e Gerência – hoje Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – da universidade.

O mesmo orador que falou em nome da turma em 1969, em cerimônia no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, voltou ao púlpito para a homenagem. O hoje senador Esperidião Amin discursou desta vez no Plenarinho da Reitoria da Udesc, no campus do bairro Itacorubi – onde hoje também está a Esag. Faltaram 14 dos formandos originais – nove já faleceram e cinco não puderam comparecer.

Ao fim do discurso, o orador saudou a iniciativa da Udesc Esag. “Encerro agradecendo a Udesc, a Esag e a quem ajudou a realizar este evento, oficializando esta reunião, para que ela não fosse apenas uma reunião familiar e sim uma celebração da Udesc”, disse Amin. “E sugerindo à escola que replique essa experiência em outros cursos da nossa Udesc, que afinal foi uma instituição criada há 55 anos para transformar Santa Catarina e o fez”.

Veja a lista completa de formados na turma de 1969 em udesc.br/esag/egressos/1969.

Homenagem

A cerimônia teve entrega de novos diplomas simbólicos e homenagens especiais. Uma delas foi ao “amigo da turma”, Ary de Souza, que conviveu intensamente com o grupo durante e após o curso, mas não conseguiu receber o diploma na mesma cerimônia. Ele foi homenageado pelo colega Juarez Fonseca de Medeiros. O egresso Fernando Ferreira de Melo Júnior foi encarregado de um discurso de homenagem aos nove colegas que já faleceram.

Além dos egressos de 1969, participaram da cerimônia o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, o diretor-geral da Esag, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, a diretora de ensino de graduação, Ana Paula Menezes Pereira, e o chefe do Departamento de Administração Empresarial, José Luiz Fonseca da Silva Filho.

Também compareceram professores, alunos e técnicos da Udesc Esag, familiares dos egressos, ex-diretores-gerais do centro e representantes da Fundação Esag (Fesag), entre outros convidados. Após a cerimônia, os egressos de 1969 ainda participaram de um jantar privado no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. As celebrações incluíram até o lançamento, pela turma, de um selo postal comemorativo aos 50 anos da formatura. 

A turma pioneira da Udesc Esag já havia sido homenageada este ano durante o Dia do Egresso da Udesc, em 17 de outubro. Compareceram na ocasião 12 membros da turma de 1969, entre eles empresários, professores e administradores públicos – alguns deles ex-secretários de Estado. Cada um recebeu na ocasião um certificado comemorativo e um troféu Alumni – homenagem concedida aos egressos da universidade.

História

Em dezembro de 1969, a Udesc havia sido instituída legalmente há menos de cinco anos (maio de 1965). Por decreto, o Governo do Estado uniu a Esag a outras duas unidades de ensino superior recém-criadas: a Faculdade de Educação (Faed), também em Florianópolis, e a antiga Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), hoje Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) – Esag e Faed mudariam de nome décadas depois, mas mantendo as siglas originais.

Uma comissão de implantação da Esag foi constituída no final de 1965. Foi essa comissão que organizou o primeiro vestibular. O resultado foi divulgado em 25 de fevereiro de 1966, com uma lista de 50 alunos. Em maio do mesmo ano, começaram as aulas do curso de Administração, no turno noturno. Dos 50 calouros, 38 se formariam quatro anos depois, em 1969.

Dez anos depois da primeira formatura, a Esag deixou a casa na rua Visconde de Ouro Preto, em frente à Praça Getúlio Vargas, no centro de Florianópolis, e se transferiu para o prédio atual no campus da Udesc na Avenida Madre Benvenuta, o bairro Itacorubi.

O curso pioneiro de Administração ganhou a companhia das graduações em Administração Pública (presencial e a distância) e em Ciências Econômicas, além da pós-graduação em Administração (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado). Aquela turma inicial de 50 estudantes se transformou hoje num centro com mais de 2 mil alunos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Egressos de 1969 são homenageados com nova formatura
  • Orador da turma, Esperidião Amin, discursa nos 50 anos da formatura
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h