A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou em 8 de outubro um novo projeto dedicado à divulgação científica. Por meio de conteúdos jornalísticos, o Udesc+Ciência dará visibilidade a pesquisas, inovações e tecnologias produzidas na instituição, em diferentes áreas do conhecimento.
Coordenado pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Udesc, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) por meio do Edital de Chamada Pública Fapesc/Udesc nº 35/2025, o projeto visa fortalecer a comunicação da universidade com a sociedade, especialmente na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de socializar a produção científica para os públicos interno e externo.
Os conteúdos serão divulgados periodicamente nos canais de comunicação da instituição, incluindo o site e o perfil da universidade no Instagram (
@udesc.oficial). Uma página específica para a iniciativa no portal da Udesc também concentrará todas as matérias produzidas. Acesse em:
udesc.br/maisciencia
A produção dos materiais é realizada pelo jornalista Dairan Paul, bolsista do projeto, com supervisão e apoio da equipe de servidores e estagiários da Secom da Udesc. Além da cobertura jornalística, a iniciativa irá abranger a divulgação e o relacionamento com a imprensa a respeito das temáticas abordadas.
Matéria sobre tese premiada
O texto de estreia do projeto destaca o estudo desenvolvido por Lina Magalhães, doutora pela Udesc Faed, e que em 2025 foi contemplado com Prêmio Capes de Teses na categoria de Planejamento Urbano e Regional/Demografia.
Sob orientação da professora Gláucia Oliveira de Assis, o estudo lança olhar sobre a realidade de mulheres paraguaias que atravessam diariamente a fronteira entre Ciudad del Este (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil) em busca de trabalho e melhores condições de vida.
Acesse a reportagem completa.
Mais informações sobre o Udesc+Ciência podem ser obtidas no
site ou pelo e-mail
maisciencia@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006