O pró-reitor Alfredo Balduíno e a egressa da Udesc Esag, Janaína Zunino,
em reunião na embaixada da Guiné Bissau no Brasil. Foto: Divulgação
Na última semana, em 21 e 22 de março, o pró-reitor de Extensão Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), professor Alfredo Balduíno Santos, esteve em Brasília representando a universidade em visitas oficiais às embaixadas de Moçambique, Gana e Guiné Bissau.
Segundo o pró-reitor, esteve em pauta a agenda de ações afirmativas da Udesc e o fortalecimento de parcerias para desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade nos países parceiros, articuladas com o
Nucleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), bem como missões do
Núcleo Extensionista Rondon (NER) em território africano.
Na embaixada de Moçambique, Balduíno Santos reuniu-se com o embaixador Jacinto Januário Maguni, que estava acompanhado do conselheiro Faquir André Daúde Suleimane e da primeira secretária Amélia Odete Simão Landamelo. No encontro, o pró-reitor destacou o convênio já firmado com o Ministério de Inovação de Moçambique, reforçando as atividades do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped).
Já na embaixada de Gana, a conversa foi com a embaixadora Abena Pokua Adompim Busia, que demonstrou interesse nas ações da Udesc, incluindo um curso de língua portuguesa a distância via plataforma Moodle, já que o país tem como idioma oficial o inglês.
A pauta de reuniões com as embaixadas contemplou também a Guiné Bissau, onde o pró-reitor Balduíno reuniu-se com o embaixador M’balia Alfredo Fernandes. Parcerias no ensino, pesquisa e extensão e novos acordos de cooperação técnica deram o norte da conversa, estando a embaixada disposta a avançar na parceria e novas formas de trabalho em conjunto, relatou o pró-reitor da Udesc.
Saiba mais sobre ações já realizadas.
O professor Alfredo Balduíno também se reuniu com o presidente João Jorge Rodrigues e representantes da Fundação Cultural Palmares (FCP) em Brasília, onde apresentou publicações da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e outros materiais da Udesc, para o desenvolvimento de futuros materiais em conjunto. Também estiveram presentes nos encontros das embaixadas e da FCP o professor Carlos Moura, primeiro presidente da Fundação, e Janaína Zunino Paraccini, egressa da Udesc Esag.
Alfredo Balduíno destaca que a Udesc é um parceiro importante na América Latina para a integração com os povos africanos, uma vez que a internacionalização da universidade já está em andamento com ações em conjunto com Paraguai, Equador, Uruguai, Argentina e Chile.
Nas palavras do pró-reitor, “as portas da África estão abertas para a Udesc e pretendemos em breve, realizar ainda mais ações por lá”. Ele também destaca a intenção de visita da Udesc a outras embaixadas de países africanos no Brasil, por meio da interlocução com a Fundação Cultural Palmares, que abriu as portas das embaixadas para a Udesc em Brasília.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009