Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/10/2020-16h31

Udesc Faed aprova resolução que define estrutura e funcionamento do Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aprovou, em reunião do Conselho de Centro realizada em agosto, a Resolução nº 01/2020, que estabelece a estrutura e funcionamento do Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (Nuape).

O núcleo foi criado em 2017, e surgiu a partir de demandas que emergiram de avaliações institucionais, trazidas nas falas dos estudantes e da necessidade de atendimento a legislações, sobretudo no que se refere à Educação Especial e Inclusiva.

Conforme a nova resolução o Nuape está constituído como um setor propositivo, executivo e consultivo na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no centro.

De acordo com a coordenadora do Nuape, Márcia de Souza Lehmkuhl, a resolução define a atuação e o público do núcleo, além de deliberar sobre a organização dos serviços no regimento, de forma a atender as especificidades de aprendizagem dos estudantes da Udesc Faed.

O núcleo realiza o atendimento educacional especializado para estudantes matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Udesc Faed, público da Educação Especial e com Necessidades Educacionais Específicas; além de acompanhar pedagogicamente os docentes do centro, propor cursos extracurriculares e realizar o encaminhamento para o Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu) da Udesc.

A diretora geral da Udesc Faed, professora Julice Dias, exalta o trabalho desempenhado pelo núcleo desde a sua criação: “Construímos o Nuape em 2017, no início de nossa gestão. O objetivo central era oferecer tempos e espaços de atendimento pedagógico e estudantil voltados para demandas tanto pedagógicas como também de ordem afetiva e emocional, pois acreditamos que o equilíbrio entre emoção e cognição são eixos basilares de todo percurso de aprendizagem”.

Segundo a diretora, ao longo desses quase quatro anos o Nuape foi se consolidando como locus onde docentes e estudantes (re)vivam processos aprendentes, contribuindo para qualificar ainda mais os percursos formativos. 

“No interior dessas relações e a partir dessas experiências, lançaram-se também pistas, inspirações e metas para a estruturação de propostas de formação continuada em serviço, assim como também (re)pensar dimensões e indicadores constitutivos da lógica curricular e pedagógica do processo ensino-aprendizagem”, ressalta a diretora.

O acadêmico Thiago Lopes, um dos estudantes atendidos pelo Nuape, afirma que o atendimento no núcleo foi um divisor de águas pra ele na universidade.

“Antes do atendimento eu não conseguia ler um texto e sistematizar aquele conhecimento. A partir de quando entrei no Nuape eu tive um melhor aproveitamento, consegui lidar melhor com os textos, com os amigos e com a universidade. Com o apoio eu tive a oportunidade de ler os artigos, compreender o que estava escrito e o que era solicitado pelos professores, e isso me ajudou bastante. O Nuape é essencial para todos os alunos que precisam deste atendimento especializado. Agradeço muito à equipe de professores e técnicos colaboradores”, acrescenta o estudante.

Em função da pandemia o Nuape está realizando atendimentos online e atividades remotas pelo canal do núcleo no Moodle. O e-mail para contato é nuape.faed@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h