Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/05/2024-14h29

Udesc Faed completa 61 anos em maio com programação cultural e conferência

Udesc Faed é o centro de ensino mais antigo da universidade. Foto: Rafael Cassaniga/Secom
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completa 61 anos de fundação no próximo dia 8 de maio com uma programação especial para a comunidade acadêmica e externa. A primeira será uma apresentação musical com o cantor e compositor François Muleka, às 17h, no hall do centro de ensino. Na sequência, às 19h, haverá uma conferência com Profª Drª Maria Beatriz Luce, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o tema "A autonomia da gestão universitária e os desafios das garantias de inclusão, diversidade e permanência de estudantes", no Auditório Tito Sena.

Após a apresentação musical e a conferência, haverá um coquetel para servidores, estudantes e comunidade. "A Faed é o primeiro centro de ensino da nossa universidade, mais antigo do que a própria Udesc. É um momento de lembrança, de reviver a história e discutir também o futuro, como faremos na conferência com a professora Maria Luce. A temática da autonomia universitária é muito importante, assim como as novas demandas sociais, de permanência estudantil, sobretudo, em uma perspectiva de diversidade", afirma o diretor-geral da Udesc Faed, professor Celso João Carminati.

Em 2023, a Udesc Faed completou 60 anos de fundação também com uma programação especial, que contou com homenagens, aula magna, exposições e atividades culturais. Relembre como foi.

Doações para atingidos pelas chuvas

Durante a semana, a Udesc Faed também estará arrecadando donativos para as pessoas atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul. A comunidade acadêmica poderá ajudar com doações de roupas, roupas de cama, cobertores, água potável, ração animal e cesta básica. Os itens podem ser entregues na portaria do centro de ensino e serão encaminhados à entidades locais que estão fazendo a ponte com instituições gaúchas.

Sobre o cantor François Muleka

François Muleka é cantor e compositor. Nasceu no Brasil, mas os pais vieram do Congo, na África. Aprendeu o estilo de vida e da música ao morar em várias regiões do Brasil, antes mesmo de começar a compor suas canções. Sua música é construída principalmente com o violão, sob a influência das amizades e experiências que acumulou ao longo da sua jornada. Por conta disso, seu show é um passeio musical por vários estilos. O som do violão de Muleka é percussivo, com traços da música do Congo, do Brasil e também de Cuba.

Sobre a professora Maria Luce

Maria Beatriz Luce é licenciada em pedagogia pela UFRGS e mestre e doutora em educação pela Michigan State University. Professora titular de educação na UFRGS há 42 anos, lecionando sobre política e administração da educação. Luce também foi conselheira por dois mandatos do Conselho Nacional de Educação (CNE), nas câmaras de Educação Básica (2004-2008) e Superior (2008-2012). Foi a reitora protempore para a implantação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), de 2008 a 2011, e a partir de 2012 passou a colaborar como professora-orientadora no mestrado profissional em Educação dessa instituição.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc Faed é o centro de ensino mais antigo da universidade.
  • Françoise Muleka será uma das atrações dos 61 anos da Udesc Faed
  • Profa. Dra. Maria Beatriz Luce fará conferência
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h