Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/03/2020-14h33

Udesc Faed contribui na produção e doação de equipamentos de proteção para profissionais da saúde e segurança

Equipamentos produzidos foram doados às equipes de saúde e segurança pública da grande Florianópolis (Fotos: Guilherme Medeiros) 
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está contribuindo com a produção de máscaras de proteção facial (face shields), e com a doação de luvas descartáveis e álcool para instituições de saúde e segurança pública da grande Florianópolis que atuam no combate à pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa para a produção das máscaras de proteção facial foi do técnico universitário Guilherme de Medeiros, servidor que atua na área de TI junto à Coordenação de Informática da Udesc Faed, em Florianópolis.

O servidor tem uma impressora 3D para uso particular, e diante da necessidade crescente dos profissionais de saúde decidiu contribuir com a produção e doação do equipamento de proteção individual (EPI), com auxílio de familiares e amigos para aquisição dos insumos (bobina para a impressora 3D e folhas de acetato).

Devido à grande demanda por parte dos agentes de combate à pandemia do novo coronavírus, Guilherme solicitou à direção da Udesc Faed a utilização da impressora 3D do centro, destinada ao ensino e à inovação tecnológica na universidade, para a produção de mais máscaras faciais. A solicitação foi atendida pela direção e também contou com a doação de insumos para a impressora 3D cedidos pelo Laboratório de Geoprocessamento (Geolab), da Udesc Faed.

“Conversei com alguns amigos da área e fui atrás do projeto para fabricação, conseguindo alguns modelos e desde então venho estudando e avaliando qual seria o melhor, mais produtivo e que atendesse de forma rápida às necessidades dos profissionais de saúde no momento”, ressaltou o técnico.

A primeira versão da máscara facial, feita em 25 de março, consumia muito insumo e levava cerca de 4 horas e 30 minutos para ficar pronta, produzindo quatro máscaras hospitalares por dia. “Com um amigo consegui um novo projeto, com funcionalidade perfeitamente igual à anterior, porém com um tempo de fabricação de uma hora, conseguindo assim quadruplicar a produção”, conta Guilherme.

Com duas impressoras, insumos arrecadados por meio de doações e com o projeto otimizado, estão sendo produzidas pelo servidor entre 30 e 35 máscaras por dia. Mais de 100 máscaras faciais já foram distribuídas gratuitamente para agentes de saúde da grande Florianópolis.

As primeiras produções foram doadas a hospitais da região, socorristas de ambulâncias com UTIs móveis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Biguaçu, Hospital Nereu Ramos, Hospital Infantil Joana de Gusmão, e Hospital Florianópolis.

Além de ceder a impressora, a Udesc Faed também doou caixas de luvas descartáveis e álcool líquido 70 para instituições de segurança pública da grande Florianópolis, viaturas da Polícia Militar, agentes de trânsito, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública de Palhoça, que distribuirão entre as equipes que atuam no enfrentamento ao Covid-19.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
  • Imagem 19
  • Imagem 20
  • Imagem 21
  • Imagem 22
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h